Vendas no varejo da zona do euro ficam estáveis ​​em abril; alimentos e combustíveis caem

Publicado em 06/06/2023 07:49

 

BRUXELAS (Reuters) - As vendas no varejo na zona do euro permaneceram inalteradas em abril, informou a Eurostat nesta terça-feira, já que os consumidores gastaram menos com alimentos e combustível para carros, mas aumentaram as compras de outros produtos, principalmente online.

O volume de vendas no varejo nos 20 países que usam o euro ficou no mesmo nível de março e caiu 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As expectativas em uma pesquisa da Reuters com economistas eram de alta mensal de 0,2% e queda de 3,0% em relação ao ano anterior.

O consumo tem sido fraco durante todo o ano, com a queda da renda real e as famílias gastando uma parte maior de sua renda em energia e nos pagamentos de crédito e hipotecas, afetando a demanda por outros bens.

As famílias também aumentaram suas poupanças por causa de taxas mais altas e por precaução em um momento de baixo crescimento econômico.

As vendas de alimentos, bebidas e tabaco caíram 0,5% em relação ao mês anterior e as vendas de combustíveis para automóveis tiveram queda de 2,3%.

As vendas não relacionadas a alimentos aumentaram 0,5%, com as vendas online em alta 2,7%. Em comparação com o ano anterior, todas as categorias de vendas foram mais fracas.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones batem recordes em meio a fortes resultados de bancos
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com fiscal em foco; Vale sobe
STOXX 600 atinge pico em uma semana com foco em estímulos da China e balanços
ONS reduz previsão para reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste a 39,4% ao final de outubro
Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos