BNDES deve elevar empréstimos para infraestrutura a R$47 bi em 2023, diz diretora

Publicado em 05/06/2023 14:45

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve emprestar ao menor 47 bilhões de reais ao setor de infraestrutura neste ano, após desembolso de 42,2 bilhões no ano passado, disse Luciana Costa, diretora do banco, nesta segunda-feira.

"Este ano, apesar de taxa de juros alta e vento macroeconômico contrário, vamos desembolsar 47 bilhões de reais para infraestrutura e energia ou um pouco mais", disse Costa, diretora de infraestrutura, transição energética e mudança climática, em evento no Rio de Janeiro. A área de infraestrutura do BNDES inclui o segmento de energia.

Estudos feitos pelo banco, apontam que o Brasil vai necessitar de 3,7 trilhões de reais em investimentos nos próximos dez anos para infraestrutura, diante de processo de transição energética e foco em sustentabilidade.

Desse total, 525 bilhões de reais devem ser direcionados para expansão de geração energia e 1 trilhão de reais para a indústria do hidrogênio verde, além de 263 bilhões de reais para eletromobilidade, como para ônibus elétricos, disse Costa.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones batem recordes em meio a fortes resultados de bancos
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com fiscal em foco; Vale sobe
STOXX 600 atinge pico em uma semana com foco em estímulos da China e balanços
ONS reduz previsão para reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste a 39,4% ao final de outubro
Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos