Dólar à vista sobe ante real de olho na exterior e à espera de votação do arcabouço

Publicado em 23/05/2023 09:52

 

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar à vista sustentava ganhos ante o real nesta terça-feira, em sintonia com o exterior, onde a moeda norte-americana também subia ante outras divisas de países emergentes e exportadores de commodities, com investidores à espera de um desfecho para as negociações sobre o teto da dívida dos Estados Unidos.

 

 

Na noite de segunda-feira, o presidente norte-americano, Joe Biden, e o presidente da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, encerraram as discussões novamente sem acordo sobre o aumento do teto da dívida do governo.

Em comunicado a clientes, a equipe da Guide Investimentos ponderou que os investidores estão "no limbo" em função desta falta de acordo.

"O consenso de mercado ainda é que um acordo será anunciado de modo a evitar um calote inédito da dívida americana, o que seria desastroso tanto para a imagem do governo como para os mercados, mas à medida que o mês de maio vai chegando ao fim, também poderemos ver um aumento da volatilidade – principalmente no mercado de títulos", registrou a Guide.

Aos clientes, a equipe da Commcor DTVM ponderou que um calote dos EUA é "um cenário improvável".

"Mas suas possíveis consequências deixam os investidores atentos às negociações e à espera de uma definição", registrou.

No Brasil, as atenções estão voltadas para a tramitação do novo arcabouço fiscal, que pode ser votado no Congresso nesta terça ou na quarta-feira.

"A questão local também está atraindo a atenção dos investidores estrangeiros e locais. Vai haver a reunião de líderes de partidos para definição da data de votação do arcabouço fiscal, e isso me parece também estar no centro das atenções", pontuou Fernando Bergallo, diretor da assessoria de câmbio FB Capital.

Às 9:48 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,38%, a 4,9905 reais na venda.

Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,49%, a 5,0005 reais.

Na sessão da segunda-feira, o dólar à vista recuou 0,47%, aos 4,9714 reais na venda, interrompendo uma sequência de dois dias de ganhos.

O Banco Central fará neste pregão leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 3 de julho de 2023.

 

(Por Fabrício de Castro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones batem recordes em meio a fortes resultados de bancos
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com fiscal em foco; Vale sobe
STOXX 600 atinge pico em uma semana com foco em estímulos da China e balanços
ONS reduz previsão para reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste a 39,4% ao final de outubro
Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos