BNDES tem negociação avançada para estender pagamento de R$23 bi ao Tesouro, diz Mercadante

Publicado em 22/05/2023 17:05

 

RIO DE JANEIRO (Reuters) - As tratativas para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prorrogue para até 2026 a devolução de 23 bilhões de reais ao Tesouro Nacional estão bem avançadas, afirmou o presidente do banco de fomento, Aloizio Mercadante, nesta segunda-feira.

 

 

A possibilidade de postergar o pagamento está sendo tratada junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). O banco vem quitando ano após ano os empréstimos feitos pelo Tesouro Nacional no passado para capitalizar a instituição.

"Não impacta o primário, não tem incidência sobre superávit e, portanto, estamos em negociação bastante avançada", declarou Mercadante a jornalistas, em evento na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

Na semana passada, na apresentação de resultados do primeiro trimestre do banco, o diretor de planejamento, Nelson Barbosa, afirmou que o BNDES negociava com a Fazenda o alongamento de pré-pagamento ao Tesouro Nacional dos 23 bilhões de reais, que têm prazo de quitação no final do ano.

Mercadante disse nesta segunda-feira que, nos últimos seis anos, o banco devolveu ao governo aproximadamente 1 trilhão de reais, 270 bilhões de reais a mais do que recebeu.

"O BNDES está tirando dinheiro da economia e entregando para o Tesouro. Este não é papel de um banco de desenvolvimento", afirmou ele.

 

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones batem recordes em meio a fortes resultados de bancos
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com fiscal em foco; Vale sobe
STOXX 600 atinge pico em uma semana com foco em estímulos da China e balanços
ONS reduz previsão para reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste a 39,4% ao final de outubro
Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos