BCE analisa medidas adicionais para enfrentar riscos de depósitos bancários
MILÃO (Reuters) - O Banco Central Europeu está avaliando se os requisitos personalizados para credores individuais podem ajudar a lidar com os riscos decorrentes para aqueles que detêm grandes quantias de depósitos não segurados, mostrou um documento.
Um documento de trabalho preparado pelos supervisores do BCE para a reunião desta semana dos ministros das Finanças da zona do euro disse que as recentes falências bancárias mostram que "é preciso prestar mais atenção às perspectivas de risco de liquidez e financiamento do setor, à medida que a política monetária muda para um novo regime".
O BCE disse que está trabalhando ativamente com outros supervisores globais para entender quais lições podem ser aprendidas com a turbulência bancária.
"Pode ser benéfico explorar como fatores como alta concentração de depósitos e uma dependência predominante de depósitos não segurados podem ser tratados na estrutura do Pilar 2", afirmou.
A estrutura do Pilar 2 é um processo de supervisão destinado a garantir que cada credor tenha capital adequado e participações em ativos líquidos com base em seu perfil de risco específico.
O BCE pode impor requisitos adicionais de capital e liquidez, se assim o entender. Ele usaria os requisitos de liquidez para lidar com os riscos de liquidez.
(Reportagem de Valentina Za)