Produção de aço no Brasil recua 6% em abril sobre um ano antes

Publicado em 17/05/2023 14:56

SÃO PAULO (Reuters) - A indústria siderúrgica brasileira produziu 5,9% menos aço em abril em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Aço Brasil, entidade que representa o setor.

O recuo ocorre em meio a problemas na demanda de alguns setores, bem como siderúrgicas com equipamentos paralisados para reformas.

A produção de aço no Brasil somou 2,77 milhões de toneladas em abril, cerca de 5% acima do desempenho de março. No acumulado do ano, o volume produzido somou 10,59 milhões de toneladas, queda de 8,8% sobre os quatro primeiros meses de 2022.

A queda na produção em abril em comparação a igual período do ano anterior foi pressionada pelo segmento de laminados planos, usados em indústrias como automotiva, que registraram recuo de 10,2%, para 1,04 milhão de toneladas. No segmento de longos, o volume produzido foi quase o mesmo que o de um ano antes, a 855 mil toneladas.

Enquanto isso, semiacabados para venda, destinados principalmente para exportações, também apresentaram recuo, de 4,7%, para 771 mil toneladas, segundo os dados do Aço Brasil.

Em meados de abril, a entidade manteve expectativa de crescimento de 2% na produção da liga em 2023, mas reduziu a previsão de vendas no mercado interno, de alta de 1,9% para queda de 0,7%.

As vendas de aço em abril no Brasil despencaram 11,6%, para 1,55 milhão de toneladas, acumulando recuo de 4% no quadrimestre, a 6,40 milhões de toneladas.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil