Governo Biden anuncia US$ 11 bi para projetos rurais de energia limpa

Publicado em 17/05/2023 07:14

Por Leah Douglas

WASHINGTON (Reuters) - Cooperativas elétricas rurais, serviços públicos e outros fornecedores de energia em breve poderão solicitar quase 11 bilhões de dólares em doações e empréstimos para projetos de energia limpa, financiados pela Lei de Redução da Inflação de 430 bilhões de dólares, sancionada em agosto passado, disse o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na terça-feira.

A expansão da energia limpa para as comunidades rurais é fundamental para atingir a meta do governo de zero emissões líquidas até 2050, disseram autoridades a jornalistas em uma coletiva de imprensa na segunda-feira.

"Este é um dia emocionante e histórico e continua um esforço contínuo para garantir que a América rural participe plenamente da economia de energia limpa", disse o secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, na teleconferência.

As cooperativas elétricas rurais poderão solicitar a partir de 31 de julho 9,7 bilhões de dólares em doações para a implantação de sistemas de energia renovável, emissão zero e captura de carbono, informou o Departamento de Agricultura (USDA).

Desenvolvedores de energia renovável e provedores de serviços elétricos, como concessionárias municipais, poderão solicitar a partir de 30 de junho outros 1 bilhão de dólares em empréstimos parcialmente perdoáveis, para financiar projetos de energia eólica, solar, geotérmica, de biomassa e outros projetos de energia renovável, disse o USDA.

Em um evento na Casa Branca nesta terça-feira para marcar o investimento, a senadora Debbie Stabenow, de Michigan, presidente do Comitê de Agricultura do Senado, disse que os fundos eram "uma parte importante de como nos comprometemos com a América rural".

"Trata-se de dizer às pessoas da zona rural da América que queremos que você fique lá, queremos que seus filhos voltem para casa e tenham uma vida de qualidade lá", disse.

(Reportagem de Leah Douglas)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil