Chefe da Otan diz esperar acordo para ajudar Ucrânia a atingir padrões da aliança

Publicado em 15/05/2023 12:42

COPENHAGUE (Reuters) - O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse nesta segunda-feira esperar que os aliados concordem com um programa plurianual para ajudar a Ucrânia a avançar em direção aos padrões militares da Otan em uma cúpula em julho em Vilnius.

"Espero que cheguemos a um acordo de um programa plurianual, no qual trabalharemos em como ajudar a Ucrânia a fazer a transição dos padrões, doutrinas e equipamentos da era soviética para os padrões, doutrinas e equipamentos da Otan, e se tornar totalmente interoperável com a Otan", disse Stoltenberg na Cúpula da Democracia em Copenhague via ligação de vídeo.

"Fazer isso também ajudará a Ucrânia a se tornar membro da Otan", declarou ele. A Ucrânia está se esforçando para uma eventual adesão à Otan, à medida que adquire armamento ocidental avançado de apoiadores da aliança para combater uma invasão russa.

Stoltenberg também disse que planeja deixar seu cargo de secretário-geral da Otan quando seu mandato terminar em outubro.

"Deixei claro que não tenho outros planos além de partir neste outono (no hemisfério norte). Ficarei quase o dobro do tempo originalmente planejado. E isso é tudo que tenho a dizer sobre isso. Estou totalmente focado nessa tarefa até meu mandato terminar em outubro."

(Reportagem de Jacob Gronholt-Pedersen e Sabine Siebold)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA
undefined