Bostic, do Fed, diz que quer "esperar para ver" sobre taxa de juros

Publicado em 15/05/2023 10:21

O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, disse nesta segunda-feira que não espera nenhum corte na taxa de juros este ano porque a inflação provavelmente será mais persistente do que os mercados acreditam e, quando muito, "podemos ter que subir".

“A política monetária apropriada é realmente apenas esperar para ver o quanto a economia desacelera com as ações que tivemos”, disse Bostic à CNBC, observando que por meses ele acreditou que o Fed precisaria levar a taxa de juros de curto prazo para a faixa de 5%-5,25%, onde está atualmente.

Houve "definitivamente" um progresso na inflação, disse ele, chamando de "encorajadora" a leitura mais recente do índice de preços ao consumidor, uma alta de 4,9% em relação ao ano anterior contra 5% antes.

“Acho que nos próximos meses a matemática funcionará a nosso favor e a economia funcionará a nosso favor”, disse Bostic à CNBC.

Ainda assim, disse ele, "se houver um viés de ação para mim haverá um viés de aumentar um pouco mais, em vez de cortar", disse Bostic.

Após o aumento mais recente da taxa de juros pelo Fed no início de maio, o chair do Fed, Jerome Powell, sinalizou que o banco central pode fazer uma pausa para avaliar como seus rápidos aumentos até agora estão afetando a economia.

A taxa de desemprego, de 3,4%, é a mais baixa em mais de 50 anos. Mesmo com algum aumento conforme a inflação diminui, disse Bostic, a economia ainda estaria muito forte.

A recessão não está em seu cenário básico mas, se ocorrer, ele disse: "Acho que não vai demorar muito, acho que não vai ser muito profunda".

(Por Dan Burns e Ann Saphir)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil