Consumidores da zona do euro elevam expectativas de inflação, mostra pesquisa do BCE
FRANKFURT (Reuters) - Os consumidores da zona do euro elevaram suas expectativas de inflação em março pela primeira vez desde outubro, mesmo em um momento em que a taxa de crescimento dos preços caiu e o Banco Central Europeu continuou elevando os juros, mostrou uma pesquisa do BCE nesta quinta-feira.
A mediana das respostas na última Pesquisa de Expectativas do Consumidor apontou expectativa de alta de 5,0% dos preços nos próximos 12 meses, ante 4,6% na rodada anterior da pesquisa em fevereiro, o primeiro aumento desde outubro.
As expectativas de longo prazo também aumentaram de forma acentuada, com a inflação para daqui a três anos em 2,9%, após uma leitura de 2,4% no mês anterior.
Esses aumentos são um desdobramento indesejável para um BCE que está tentando impedir que a atual inflação alta se consolide.
O BCE decidiu desacelerar o ritmo de suas altas de juros na semana passada, mas sinalizou que haverá mais aperto no que os mercados esperam ser o estágio final de sua luta contra a inflação.
A pesquisa mostrou que os consumidores esperam que sua renda fique estagnada nos próximos 12 meses, com os gastos aumentando 3,0%, implicando em uma redução na poupança.
A pesquisa online mensal ocorreu com cerca de 14.000 adultos da Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália e Holanda. É um dos dados usados pelas autoridades do BCE em suas deliberações.
(Por Francesco Canepa)