Kremlin diz que visão da Rússia sobre acordo de grãos do Mar Negro é compreendida por todos

Publicado em 10/05/2023 08:47

MOSCOU (Reuters) - O Kremlin disse nesta quarta-feira que a posição da Rússia sobre o acordo de grãos do Mar Negro --de que seus próprios interesses devem ser levados em consideração nas negociações para estendê-lo para além de 18 de maio-- foi compreendida por todas as partes relevantes.

As negociações sobre o acordo, entre Rússia, Ucrânia, Turquia e as Nações Unidas, devem ocorrer em Istambul nesta semana.

"O trabalho está em andamento. Nossa posição é bem conhecida... e consistente", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres.

"Então, vamos aguardar o resultado das negociações."

As Nações Unidas e a Turquia intermediaram o acordo de exportação do Mar Negro em julho do ano passado para ajudar a enfrentar uma crise alimentar global que foi agravada pela guerra de Moscou na Ucrânia.

Para ajudar a convencer a Rússia a permitir que a Ucrânia retomasse as exportações de grãos do Mar Negro, um pacto de três anos também foi firmado em julho, no qual a ONU concordou em ajudar Moscou a facilitar suas próprias exportações agrícolas, algo que a Rússia reclama não ter acontecido em grande escala.

Tanto a Ucrânia quanto a Rússia dizem que o acordo de grãos do Mar Negro, que permitiu as exportações ucranianas via Mar Negro, corre o risco de entrar em colapso.

A Rússia e a Ucrânia são dois dos principais produtores agrícolas do mundo e os principais players nos mercados de trigo, cevada, milho, colza, óleo de colza, semente de girassol e óleo de girassol. A Rússia também é dominante no mercado de fertilizantes.

Embora as exportações agrícolas russas não estejam sujeitas às sanções ocidentais impostas após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, Moscou diz que as restrições a pagamentos, logística e seguro são uma barreira significativa aos embarques.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil