Jefferson, do Fed, diz que economia está desacelerando de maneira "ordenada"

Publicado em 09/05/2023 11:17

WASHINGTON (Reuters) - A economia dos Estados Unidos está desacelerando de uma "forma ordenada" que deve permitir que a inflação caia mesmo com o crescimento contínuo, disse o diretor do Federal Reserve, Philip Jefferson, nesta terça-feira.

"A economia começou a desacelerar de maneira ordenada. Tenho a opinião de que a inflação começará a cair e a economia terá a oportunidade de continuar a se expandir", disse Jefferson em comentários ao grupo empresarial Atlanta Black Chambers.

Jefferson não comentou sua visão atual da política de juros do Fed, com a taxa básica atualmente em uma faixa entre 5% e 5,25%, que muitos de seus pares disseram que deveria ser adequada para levar a inflação à meta de 2% do Fed. Atualmente a alta dos preços é mais que o dobro disso.

Mas seus comentários indicaram a expectativa de um "pouso suave" em que a inflação esfria sem uma queda dramática na atividade econômica.

Jefferson disse que o recente aperto dos padrões de crédito pelos bancos, refletido em uma pesquisa do Fed divulgada na segunda-feira, é "típico" para onde os EUA estão no ciclo econômico e uma "parte natural" do aperto monetário do Fed.

(Reportagem de Howard Schneider)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil