Inflação na zona do euro pode se manter acima da meta, mostra pesquisa do BCE

Publicado em 05/05/2023 08:39 e atualizado em 05/05/2023 09:14

FRANKFURT (Reuters) - A inflação da zona do euro pode ser menor nos próximos anos do que o esperado anteriormente, mas pode ficar acima da meta de 2% do Banco Central Europeu, mostrou a Pesquisa de Analistas Profissionais do banco na sexta-feira.

O BCE elevou os juros em cada uma de suas últimas sete reuniões e prometeu ainda mais aperto para combater o crescimento descontrolado dos preços, com as autoridades cada vez mais preocupadas com o fato de que o aumento das pressões dos preços subjacentes poderia manter a inflação persistente nos próximos anos.

A pesquisa trimestral, uma informação importante nas deliberações de política monetária, agora estima a inflação em 2023 em 5,6%, abaixo dos 5,9% esperados três meses atrás, enquanto a projeção de 2024 foi reduzida para 2,6%, de 2,7%.

Mas a leitura para 2025, o último ano nas projeções do próprio BCE, subiu de 2,1% para 2,2% e o dado de “prazo mais longo”, que se refere a 2027, manteve-se em 2,1%.

As expectativas para a inflação subjacente foram elevadas apenas para 2023, no entanto, e todas as projeções futuras permaneceram inalteradas, incluindo a leitura de 2% no "longo prazo".

Falando depois que o BCE elevou os juros em 25 pontos-base, para 3,25%, na quinta-feira, a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que mesmo que a maioria das medidas de expectativas de inflação de longo prazo esteja em torno de 2%, alguns indicadores subiram e justificam monitoramento contínuo.

A projeção de crescimento da pesquisa para 2023 foi elevada para 0,6%, mas permanece muito abaixo da expectativa de 1% do próprio BCE, enquanto a estimativa para 2024 foi reduzida de 1,4% para 1,2%, sugerindo um crescimento morno nos próximos anos.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil