Petrobras e China Energy querem explorar negócios conjuntos em energia renovável
Por Leticia Fucuchima
SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras disse nesta quinta-feira que irá criar um grupo de trabalho com a China Energy International para analisar oportunidades de negócios conjuntas, com foco em geração de energia renovável e hidrogênio "verde".
Segundo comunicado da estatal, a proposta das empresas é desenvolver oportunidades de negócios em parceria para o segundo semestre de 2023.
Para a Petrobras, a parceria reforça a diretriz da nova gestão da estatal brasileira de ampliar investimentos no segmento de energias renováveis, "buscando uma transição energética justa".
"Queremos nos firmar como a maior empresa de energia integrada do Brasil. Temos preços competitivos, bons parceiros, grandes projetos e estamos olhando novas oportunidades de negócios", disse em nota o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que se reuniu com o presidente da estatal chinesa, Lyu Zexiang, em Brasília.
No encontro, Lyu Zexiang informou que a China Energy International tem um orçamento de 20 bilhões de dólares para investimentos fora da China, sendo que importante parte deste montante poderá ser destinada ao Brasil, disse a Petrobras.
A China Energy tem buscado explorar áreas como armazenamento de energia e tem projetos e estudos com hidrogênio e amônia verdes. A chinesa opera também na área de saneamento básico e dessalinização em alguns países.
O grupo de trabalho entre as empresas será organizado pelo diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim. A composição do grupo será definida nas próximas semanas.