Setor manufatureiro dos EUA tem retração pelo 6° mês consecutivo em abril

Publicado em 01/05/2023 11:37

WASHINGTON (Reuters) - A indústria dos Estados Unidos saiu de seu menor patamar dos últimos de três anos em abril, mas uma ligeira melhora nos novos pedidos e uma recuperação na taxa de emprego foram compensadas por taxas de empréstimos maiores e crédito restrito, aumentando o risco de uma recessão neste ano.

O Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) informou nesta segunda-feira que seu índice de atividade industrial PMI subiu para 47,1 no mês passado, de 46,3 em março, a leitura mais baixa desde maio de 2020. Economistas consultados pela Reuters previam uma alta para 46,8.

É o sexto mês consecutivo em que o PMI fica abaixo da marca de 50, indicando contração na indústria. O setor, que responde por 11,3% da economia, tem sido pressionado pela mais rápida campanha de aumento da taxa de juros do Federal Reserve desde a década de 1980.

Os bancos também restringiram os empréstimos após a recente turbulência no mercado financeiro, ao mesmo tempo que os gastos estão mudando de bens, que normalmente são comprados a crédito, para serviços.

(Por Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones batem recordes em meio a fortes resultados de bancos
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com fiscal em foco; Vale sobe
STOXX 600 atinge pico em uma semana com foco em estímulos da China e balanços
ONS reduz previsão para reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste a 39,4% ao final de outubro
Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos