Governo alemão aumenta ligeiramente previsão para o PIB em 2023
O governo alemão elevou sua expectativa de crescimento econômico este ano para 0,4%, ante 0,2% estimado anteriormente, de acordo com as projeções econômicas de primavera publicadas nesta quarta-feira e divulgadas pela Reuters na semana passada.
"Uma recuperação gradual está em andamento, apesar do ambiente persistentemente difícil", disse o ministro da Economia alemão, Robert Habeck.
Indicadores econômicos atuais, como produção industrial, encomendas recebidas e clima empresarial, apontam para uma retomada econômica ao longo do ano.
"Para o próximo ano, esperamos que a recuperação continue e ganhe amplitude", disse Habeck.
Para 2024, o governo reduziu ligeiramente sua expectativa de crescimento para 1,6%, ante 1,8% previsto em janeiro.
As previsões de inflação também foram ajustadas para baixo, com a taxa para 2023 e 2024 agora calculada 0,1 ponto percentual menor, em 5,9% e 2,7%, respectivamente. A inflação ficou em 6,9% no ano passado.
Apesar das medidas de apoio do governo e do aumento da renda, o consumo privado será fraco devido às perdas do poder de compra relacionadas à inflação e só voltará a subir no final do ano, à medida que a inflação continuar a cair.
Com as novas projeções, o governo está um pouco mais otimista do que os cinco institutos econômicos que elaboram as Previsões Econômicas Conjuntas, que prevêem para 2023 um crescimento econômico de 0,3%.
(Por Maria Martinez)