Ibovespa passa à estabilidade após virada do petróleo e de olho em dados dos EUA

Publicado em 24/04/2023 11:54

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa operava próximo à estabilidade nesta segunda-feira, após cair na abertura, à medida que uma inversão de sinal do petróleo no exterior ajudou as ações de Petrobras, enquanto investidores aguardam por dados econômicos dos Estados Unidos a serem divulgados nesta semana.

Enquanto Petrobras ajuda o índice, Vale e outras empresas ligadas a commodities metálicas cediam após novos recuos nos preços do minério de ferro na Ásia.

Às 11:38 (de Brasília), o Ibovespa caía 0,14%, a 104.224,63 pontos. O volume financeiro somava 6,3 bilhões de reais.

"A bolsa está caindo por conta Vale e petróleo. O petróleo melhorou e a Petrobras voou", disse Pedro Paulo Silveira, diretor de gestão de recursos da Nova Futura Gestora.

Investidores iniciam a semana à espera de dados econômicos dos EUA, como Produto Interno Bruto (PIB) e leituras de inflação, a serem divulgados nos próximos dias. Os números podem calibrar as apostas para o próximo movimento do Federal Reserve (Fed) nos juros. Balanços trimestrais de grandes empresas de tecnologia como Alphabet, dona do Google, Microsoft e Meta também estão no radar.

"Nos EUA, nesta semana, teremos a divulgação do PIB e do deflator do PCE, dados que serão importantes para a próxima reunião de política monetária do Federal Reserve", escreveu a equipe da XP em relatório.

Os três principais índices em Nova York mostravam pouca variação, com o S&P 500 em alta de 0,12%. Na sexta-feira, quando o Ibovespa estava fechado para feriado de Tiradentes, os principais índices em Wall Street encerraram praticamente estáveis.

Localmente, agentes financeiros seguiam atentos à tramitação do arcabouço fiscal no Congresso brasileiro, enquanto assimilam novas declarações de autoridades.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que o Ministério da Fazenda está preparando com a Advocacia Geral da União a divulgação de uma lista das empresas que são hoje beneficiadas por renúncias e subsídios.

Além disso, em viagem oficial a Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o atual patamar da taxa básica de juros no Brasil e afirmou que ela inviabiliza a tomada de empréstimos.

DESTAQUES

- VALE ON perdia 3,4%, a 72,12 reais, na terceira queda consecutiva, após o minério de ferro cair ao menor patamar intradiário em mais de quatro meses nas bolsas de Dalian e Cingapura, diante de fraca demanda por aço na China e sinalização de ampla oferta pelas principais mineradoras. O minério de ferro já tinha recuado na sexta-feira, quando a bolsa estava fechada no Brasil. CSN MINERAÇÃO ON perdia 5,15%, enquanto siderúrgicas também cediam, com recuo de 2,01% de GERDAU PN.

- PETROBRAS PN ganhava 1,72%, a 27,15 reais, acompanhando virada do petróleo Brent no exterior, que subia 1,1%. Na sexta-feira, o contrato da commodity também avançou. A estatal ainda informou nesta manhã o adiamento, em um ano, da entrada em operação de três sistemas de produção (FPSOs) em relação às previsões divulgadas anteriormente, mas ressaltou que não espera impacto em suas metas de produção de petróleo e gás. No setor, PRIO ON subia 2,91% e 3R PETROLEUM ON caía 1,68%.

- SANTANDER BRASIL UNIT exibia redução de 0,63%, a 26,79 reais, antes de abrir a temporada de resultados para os grandes bancos brasileiros na terça-feira de manhã. A sessão era negativa em geral para o setor, com ITAÚ UNIBANCO PN recuando 0,23%, a 25,54 reais. De pano de fundo, Lula sancionou lei que eleva prazo de pagamentos de empréstimos do Pronampe.

- HAPVIDA ON subia 3,47%, a 2,68 reais, segunda alta consecutiva. Analistas do BTG retomaram a cobertura da empresa com recomendação de "compra".

- MRV ON perdia 4,54%, a 6,52 reais, quinta queda nas últimas seis sessões. Investidores do setor imobiliário mantinha-se atentos ao julgamento no Supremo Tribunal Federal sobre o uso da Taxa Referencial para correção dos saldos de contas vinculadas ao FGTS. O julgamento será retomado na quinta-feira.

- COTEMINAS PN, que não faz parte do Ibovespa, escalava 66,94%, a 2,02 reais, após firmar parceria com a empresa chinesa Shein. O memorando de entendimentos assinado entre as companhias envolve esforços para que 2 mil clientes da Coteminas passem a fornecer à Shein, que começará a produzir roupas localmente, conforme anúncio feito na semana passada.

- IRB ON mostrava alta de 1,08%, a 26,28 reais, após a empresa de resseguros registrar lucro líquido de 14,3 milhões de reais em fevereiro deste ano, contra prejuízo de 50,9 milhões um ano antes. O índice de sinistralidade no período passou de 81% para 81,7%. A ação também não faz parte do Ibovespa.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil