Confiança das empresas na Alemanha tem leve melhora em abril

Publicado em 24/04/2023 10:18

Por Maria Martinez

BERLIM (Reuters) - A confiança das empresas alemãs subiu ligeiramente em abril devido a uma melhora nas expectativas, somando-se a sinais positivos conforme a maior economia da Europa espera ter evitado uma recessão de inverno, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.

O instituto Ifo disse que seu índice de clima de negócios subiu para 93,6, após uma leitura revisada de 93,2 em março. O aumento foi mais fraco do que o esperado, com uma pesquisa da Reuters com analistas apontando para uma leitura de abril de 94,0.

É provável que a economia alemã tenha se expandido no primeiro trimestre com uma recuperação na produção industrial, disse o banco central alemão em um relatório mensal nesta segunda-feira, revisando sua previsão anterior de uma pequena contração.

"As preocupações das empresas alemãs estão diminuindo, mas a economia ainda carece de impulso", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest.

O ímpeto econômico na Alemanha deve permanecer fraco por enquanto, disse Ulrich Wortberg, economista sênior do banco alemão Helaba. "Pelo menos uma recessão deve ser evitada e esperamos recuperação gradual ao longo do ano", acrescentou.

Os recentes problemas bancários desencadeados pelo Credit Suisse e a falência do Silicon Valley Bank parecem não ter se espalhado para a economia real.

"A turbulência bancária não teve impacto na confiança empresarial", disse o economista do Ifo, Klaus Wohlrabe. "Os efeitos do contágio falharam em se materializar."

Embora as expectativas das empresas tenham melhorado, elas avaliaram sua situação atual como um pouco pior, disse o instituto.

(Reportagem de Maria Martinez, Rachel More e Miranda Murray)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil