Petrobras reduz preço do gás em 8,1% a partir de maio; Abegás diz ser positivo

Publicado em 18/04/2023 07:40 e atualizado em 18/04/2023 08:38

SÃO PAULO (Reuters) -A Petrobras anunciou nesta segunda-feira uma redução média de 8,1% do preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir de 1º de maio.

O ajuste faz parte da atualização trimestral prevista nos contratos com as distribuidoras e reflete variações no preço do combustível, vinculado às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio, e do transporte por dutos.

Segundo a Petrobras, no trimestre de referência, o petróleo teve queda de cerca de 8,7% e o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%.

A parcela do preço relacionada ao transporte do gás é atualizada anualmente no mês de maio, vinculada à variação do IGP-M, e sofrerá atualização de aproximadamente 0,2% a partir de maio de 2023.

Com essa atualização, o preço do gás natural vendido pela Petrobras para as distribuidoras acumulará redução de aproximadamente 19% no ano, disse a estatal.

"A redução no preço da molécula que será aplicada em maio contribui para uma maior competitividade do gás natural e colabora para um estímulo à economia brasileira", disse em nota a Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Segundo a associação, as distribuidoras de gás canalizado, que possuem contratos com a Petrobras, providenciarão o repasse aos consumidores.

"Lembramos que as distribuidoras não se beneficiam com a redução ou eventual aumento do preço da molécula, que são sempre repassados integralmente aos consumidores", afirmou.

A Abegás ponderou, no entanto, que algumas distribuidoras também possuem contratos de suprimento em menor escala com outros supridores, que não refletem as mesmas condições comerciais dos contratos firmados com a Petrobras, e não sofrem alterações em virtude da redução do preço dos contratos com a Petrobras.

(Por Letícia Fucuchima; reportagem adicional de Marta Nogueira; edição Alberto Alerigi Jr. e Fabrício de Castro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre com pouca movimentação, foco recai sobre balanços do setor de tecnologia
Ibovespa mostra fraqueza na abertura com queda de commodities
Dólar sobe em linha com emergentes enquanto investidores aguardam dados
Dólar abre com alta em linha com mercados emergentes
Vice do BCE indica corte de juros em setembro, com foco em previsões
Minério de ferro atinge mínima de 3 meses com perspectiva de demanda fraca da China