Ibovespa opera estável atento a arcabouço fiscal; 3R despenca

Publicado em 17/04/2023 11:52

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa alternava leves ganhos e perdas nesta segunda-feira, acompanhando certa estabilidade em Wall Street, com investidores tendo como foco o esperado encaminhamento do novo arcabouço fiscal do país ao Congresso.

Vale e Petrobras eram influências positivas ao índice, enquanto Eletrobras e Bradesco estavam na ponta oposta.

Às 11:40 (de Brasília), índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caía 0,24%, a 106.024,33 pontos. O volume financeiro somava 5,7 bilhões de reais.

"Embora as principais diretrizes do novo arcabouço fiscal sejam conhecidas, ainda faltam alguns detalhes importantes, como a forma como o governo medirá o crescimento das receitas, que é um parâmetro fundamental para a expansão das despesas no ano seguinte", escreveu a equipe da XP em relatório.

Agentes financeiros também digeriam dados econômicos locais, em especial o IBC-Br, considerado sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB). O indicador teve em janeiro recuo de 0,04% na comparação com o mês anterior, segundo o Banco Central (BC). A leitura de dezembro foi revisada de avanço de 0,47% para alta de 0,29%.

Além disso, a pesquisa Focus, também do BC, apontou expectativa de economistas de mercado de uma Selic a 12,50% no final do ano, de 12,75% na semana passada. As projeções de inflação, no entanto, subiram marginalmente.

Na semana passada, o Ibovespa teve alta de 5,41%, a maior desde dezembro de 2022, impulsionado especialmente por dado de inflação de março abaixo do esperado, o que impulsionou expectativas de um cenário mais favorável à queda de juros.

Em Wall Street, os principais índices acionários iniciavam a semana próximos à estabilidade, com a temporada de balanços e política monetária do Federal Reserve em voga.

DESTAQUES

- 3R PETROLEUM ON caía 11,71%, a 29,02 reais, após anunciar no domingo um aumento de capital por subscrição privada de entre 600 milhões e 900 milhões de reais. As ações serão emitidas a 24,45 reais cada, contra fechamento de 32,87 na sexta-feira. A operação visa elevar a posição de caixa, otimizar a estrutura de capital e reduzir alavancagem, bem como fazer frente às despesas e aos investimentos em bens de capital, disse a 3R. Analistas do Goldman Sachs disseram ver o anúncio como uma "surpresa", pois na visão deles, a empresa já havia garantido financiamento para custos de aquisição deste ano.

-GOL ON mostrava queda de 0,85%, a 6,96 reais. Mais cedo a companhia divulgou projeções sobre desempenho do primeiro trimestre, a ser publicado em 27 de abril. A companhia previu lucro por ação de cerca de 0,60 real para o período, abaixo dos 6,58 reais obtidos um ano antes.

- VALE ON subia 0,36%, a 79,09 reais, enquanto o minério de ferro encerrou as negociações diurnas em Dalian, China, com queda de 0,1%, uma vez que traders estavam na expectativa por dados econômicos do país a serem divulgados nesta semana.

- EZTEC ON avançava 1%, a 15,13 reais, após divulgar prévia operacional do primeiro trimestre na noite de sexta-feira.

- ELETROBRAS ON tinha queda de 4,18%, a 33,49 reais, estendendo a queda no ano para cerca de 20,3%.

- PETROBRAS PN ganhava 0,84%, a 26,52 reais, mesmo com petróleo em leve queda. No noticiário, a empresa anunciou redução de 8,1% no preço do gás natural a partir de 1° de maio. Além disso, a reguladora ANP aprovou uma minuta de acordo com a Petrobras que prevê o recolhimento de 780 milhões de reais a título de participações governamentais referentes ao campo de Jubarte, na Bacia de Campos.

- SANTANDER BRASIL UNIT recuava 2,34%, a 27,14 reais, em sessão negativa para os bancos. ITAÚ UNIBANCO PN caía 0,69%, a 25,83 reais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre com pouca movimentação, foco recai sobre balanços do setor de tecnologia
Ibovespa mostra fraqueza na abertura com queda de commodities
Dólar sobe em linha com emergentes enquanto investidores aguardam dados
Dólar abre com alta em linha com mercados emergentes
Vice do BCE indica corte de juros em setembro, com foco em previsões
Minério de ferro atinge mínima de 3 meses com perspectiva de demanda fraca da China