Goolsbee, do Fed, diz que recessão leve nos EUA é uma possibilidade

Publicado em 14/04/2023 12:55

(Reuters) - Uma recessão nos Estados Unidos certamente é possível, à medida que os aumentos acentuados de juros promovidos pelo Federal Reserve ao longo do último ano se infiltrarem totalmente na economia, disse o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, nesta sexta-feira, ao defender novamente que o banco central seja prudente na política.

“Não há como você olhar para as condições atuais no mundo e nos Estados Unidos e não pensar que alguma recessão leve está definitivamente sobre a mesa como uma possibilidade”, disse Goolsbee em entrevista à CNBC.

Ele respondia uma pergunta sobre uma previsão da equipe do Fed de que o estresse do setor bancário levará a economia à recessão ainda este ano. "Os dados mostram isso e aumentamos as taxas em quase 5% em um ano", acrescentou.

O Fed elevou sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual para uma faixa de 4,75% a 5% em sua reunião de março, à medida que se aproxima de um pico nas taxas.

A maioria dos formuladores de política monetária do Fed desde então continuou a enfatizar a necessidade de se concentrar em trazer a inflação de volta à meta de 2% do banco central, com exceção de Goolsbee e da presidente do Fed de San Francisco, Mary Daly.

Na sexta-feira, o diretor do Fed Christopher Waller reforçou perspectiva de outro aumento de 0,25 ponto percentual em 2 e 3 de maio, ao dizer que a falta de progresso do banco central em reduzir a inflação significa que as taxas precisam subir.

Goolsbee disse que os dados econômicos recebidos antes da reunião de maio formarão sua opinião sobre se o Fed deve aumentar as taxas novamente, em particular a extensão do aperto nas condições de crédito após o colapso de dois bancos no mês passado.

(Por Lindsay Dunsmuir) 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre com pouca movimentação, foco recai sobre balanços do setor de tecnologia
Ibovespa mostra fraqueza na abertura com queda de commodities
Dólar sobe em linha com emergentes enquanto investidores aguardam dados
Dólar abre com alta em linha com mercados emergentes
Vice do BCE indica corte de juros em setembro, com foco em previsões
Minério de ferro atinge mínima de 3 meses com perspectiva de demanda fraca da China