Vendas no varejo dos EUA caem mais que o esperado em março

Publicado em 14/04/2023 09:52

WASHINGTON (Reuters) - As vendas no varejo dos Estados Unidos caíram mais do que o esperado em março, uma vez que os consumidores reduziram as compras de veículos motorizados e outros itens caros, sugerindo que a economia estava perdendo força no final do primeiro trimestre por causa das taxas de juros mais altas.

As vendas no varejo caíram 1,0% no mês passado, informou o Departamento de Comércio nesta sexta-feira. Os dados de fevereiro foram revisados para mostrar queda de 0,2%, em vez de 0,4% relatado anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters previam retração de 0,4% nas vendas em março, com estimativas variando de ganho de 0,3% a queda de 1,5%.

As vendas no varejo são principalmente de mercadorias, que normalmente são compradas a crédito e não são ajustadas pela inflação. A segunda queda mensal consecutiva seguiu-se a um forte aumento em janeiro.

Economistas disseram que as mudanças nos padrões de gastos no final e no início do ano, bem como os preços mais altos, dificultaram a leitura clara dos dados.

Não há consenso de que um aperto nas condições de crédito em março, após a falência de dois bancos regionais, tenha impactado as vendas no varejo, embora dados do Citi Credit Cards mostrem uma queda nos gastos do varejo durante o mês.

A retração nas vendas no varejo é atribuída principalmente à campanha de aumento da taxa de juros do Federal Reserve, que está desacelerando a inflação ao esfriar a demanda doméstica. Relatórios da semana passada mostraram crescimento do emprego e desaceleração da atividade do setor de serviços em março, enquanto a manufatura continuou a cair.

Ainda assim, a economia não está desacelerando rápido o suficiente para impedir que o banco central dos EUA aumente os juros mais uma vez em maio, antes de uma pausa esperada em junho no ciclo de aperto monetário mais rápido do Fed desde a década de 1980.

O Fed elevou sua taxa básica de juros em 475 pontos-base desde março passado, do nível próximo a zero para a faixa atual de 4,75% a 5,00%.

Excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação, as vendas no varejo recuaram 0,3% no mês passado. Esse chamado núcleo das vendas no varejo aumentaram 0,5% em fevereiro.

Esse dado corresponde mais de perto ao componente de gastos do consumidor do Produto Interno Bruto.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre com pouca movimentação, foco recai sobre balanços do setor de tecnologia
Ibovespa mostra fraqueza na abertura com queda de commodities
Dólar sobe em linha com emergentes enquanto investidores aguardam dados
Dólar abre com alta em linha com mercados emergentes
Vice do BCE indica corte de juros em setembro, com foco em previsões
Minério de ferro atinge mínima de 3 meses com perspectiva de demanda fraca da China