Economia alemã deve contornar recessão, afirma ministério da Economia

Publicado em 14/04/2023 08:43

BERLIM (Reuters) - A Alemanha deve escapar por pouco da recessão, com registro de crescimento modesto no primeiro trimestre do ano, de acordo com um relatório do Ministério da Economia publicado nesta sexta-feira.

"Uma recessão técnica de dois trimestres negativos consecutivos parece ter sido evitada", disse o ministério.

As previsões atuais preveem um ligeiro aumento em base anual do Produto Interno Bruto (PIB) para 2023 como um todo, acrescentou. Os principais institutos econômicos esperam que a economia alemã cresça 0,3% este ano.

Os indicadores econômicos apontam para uma recuperação notável no primeiro trimestre, com a produção industrial e de construção impulsionando o crescimento, beneficiando-se de uma redução de gargalos, queda dos preços da energia e condições climáticas favoráveis, disse o relatório.

As Projeções Econômicas Conjuntas preveem expansão de 0,1% do PIB no primeiro trimestre. Isso seguiria contração de 0,4% no quarto trimestre de 2022.

O ministério falou em um "início de ano favorável". O inverno ameno e os altos níveis de armazenamento de gás contribuíram para a disponibilidade suficiente de gás na Alemanha e na Europa, o que se refletiu em uma queda notável nos preços da energia, disse a pasta.

"Espera-se que a confiança do consumidor continue sua recuperação nos próximos meses, embora as perdas relacionadas à inflação no poder de compra continuem a pesar na economia", disse o relatório.

As taxas de inflação deverão continuar a arrefecer nos próximos meses, embora se mantenham em níveis elevados. O intervalo de previsão atual é de 5,4% a 6,6% para a inflação em 2023 e 2,1% a 3,5% para 2024.

O ministério da Economia vê riscos para suas perspectivas econômicas, como consumo privado fraco, deterioração das condições na construção, problemas recentes em instituições financeiras e incerteza geopolítica devido à guerra na Ucrânia.

(Por Maria Martinez e Reinhard Becker)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre com pouca movimentação, foco recai sobre balanços do setor de tecnologia
Ibovespa mostra fraqueza na abertura com queda de commodities
Dólar sobe em linha com emergentes enquanto investidores aguardam dados
Dólar abre com alta em linha com mercados emergentes
Vice do BCE indica corte de juros em setembro, com foco em previsões
Minério de ferro atinge mínima de 3 meses com perspectiva de demanda fraca da China