Novo chefe do BC japonês mantém visão otimista sobre salários e economia global

Publicado em 14/04/2023 08:21

Por Leika Kihara

WASHINGTON (Reuters) - O presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, disse esperar que a economia global se recupere após um período de desaceleração, o que ajudará na alta dos salários domésticos, mantendo as perspectivas econômicas otimistas do banco.

Mas Ueda explicou que disse a seus pares do G20 que o banco central pretende manter a política monetária ultrafrouxa, já que a inflação, que agora está em torno de 3%, deve desacelerar abaixo de sua meta de 2% na segunda metade deste ano fiscal.

"As previsões do Banco do Japão já levam em conta a chance de uma desaceleração econômica global. Mas elas não veem uma recessão global severa como um cenário básico", disse Ueda em coletiva de imprensa na quinta-feira, depois de participar do encontro de líderes financeiros do G20 em Washington.

"Como nosso cenário básico é de crescimento global após um período de desaceleração, os salários do Japão provavelmente continuarão subindo", disse ele.

Os comentários foram feitos depois que o Fundo Monetário Internacional cortou na terça-feira sua perspectiva de crescimento global para 2023 e alertou que a turbulência no sistema financeiro poderia reduzir a produção para níveis próximos da recessão.

Ueda assumiu o cargo no domingo, sucedendo Haruhiko Kuroda, que implantou estímulos monetários maciços durante sua gestão de uma década, que agora está atraindo críticas por distorcer os mercados de títulos e prejudicar os lucros das instituições financeiras.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre com pouca movimentação, foco recai sobre balanços do setor de tecnologia
Ibovespa mostra fraqueza na abertura com queda de commodities
Dólar sobe em linha com emergentes enquanto investidores aguardam dados
Dólar abre com alta em linha com mercados emergentes
Vice do BCE indica corte de juros em setembro, com foco em previsões
Minério de ferro atinge mínima de 3 meses com perspectiva de demanda fraca da China