Reuters: Em Xangai, Lula defende transações sem dólar no comércio global e no banco dos Brics

Publicado em 13/04/2023 08:12

XANGAI (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira em Xangai que o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) mostra que a união dos países emergentes é capaz de gerar mudanças sociais e econômicas relevantes para o mundo e defendeu transações sem dólar no comércio global e na instituição criada pelos Brics.

Lula fez os comentários ao discursar em cerimônia que marcou a posse da ex-presidente Dilma Rousseff no NBD, criado durante a gestão da petista no Planalto para ser um instrumento multilateral de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os Brics.

Lula afirmou que o banco tem grande potencial "na medida em que liberta os países emergentes da submissão às instituições financeiras tradicionais, que pretendem nos governar".

Lula defendeu que o NBD tenha uma moeda para financiar o intercâmbio comercial entre Brasil e China -- o país asiático é o maior parceiro comercial brasileiro --, driblando o uso do dólar.

"Por que um banco como os Brics não pode ter uma moeda que possa financiar a relação comercial entre Brasil e China, entre Brasil e os outros países?", disse Lula.

A viagem de Lula à China vai até sexta, quando se encontra com o mandatário chinês Xi Jimping em Pequim, e visa azeitar as relações com o maior mercado de exportação para o Brasil e buscar novos investimentos após os anos de governo Jair Bolsonaro, de distanciamento e ataques ao país asiático.

(Reportagem de Leonardo Benassatto e Leandra Paraguassu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St tem leve alta com foco em resultados de gigantes da tecnologia
Biden continua intensamente focado no trabalho que resta, diz Blinken
Wall St abre com pouca movimentação, foco recai sobre balanços do setor de tecnologia
Ibovespa mostra fraqueza na abertura com queda de commodities
Dólar sobe em linha com emergentes enquanto investidores aguardam dados
Dólar abre com alta em linha com mercados emergentes