Wall Street fecha com índices mistos à espera de dados de inflação
Por Stephen Culp
NOVA YORK (Reuters) - As ações de Wall Street terminaram com resultados mistos nesta terça-feira, perdendo força na reta final da sessão conforme investidores aguardavam dados cruciais de inflação nos Estados Unidos e o início não oficial da temporada de balanços corporativos do primeiro trimestre.
O índice Dow Jones fechou no território positivo depois que setores economicamente sensíveis, como os de industriais, materiais e transportes, forneceram um impulso, enquanto papéis de tecnologia e de megacapitalização do setor tecnológico pressionaram o índice Nasdaq para um fechamento mais baixo.
O índice S&P 500 encerrou praticamente estável.
Com a falta de catalisadores de movimento do mercado, investidores olharam para os índice de preços ao consumidor que serão divulgados na quarta-feira, em busca de qualquer evidência de que o longo e lento arrefecimento da inflação continua.
Em uma base mensal, analistas veem a desaceleração do núcleo das pressões de preços e da inflação principal para 0,2% e 0,4%, respectivamente. Mas ano a ano, enquanto as estimativas de consenso pedem uma queda significativa no número principal --de 6,0% para 5,2%-- o núcleo do indicador, que retira os preços voláteis de alimentos e energia, deve ganhar força, em alta de 5,5% para 5,6%.
À medida que a inflação esfria lentamente para a meta média anual de 2% do Fed, os participantes do mercado apostam em uma probabilidade de 67% de outro aumento de 0,25 ponto percentual na taxa de juros na conclusão de sua reunião de política monetária de maio, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME.
Além dos dados de inflação, investidores estão focados na temporada de balanços corporativos do primeiro trimestre, que começa na sexta-feira com resultados de três grandes bancos: Citigroup, JPMorgan Chase e Wells Fargo.
O índice S&P 500 recuou 0,17%, a 4.108,94 pontos. O Dow Jones subiu 0,29%, a 33.684,79 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 0,43%, a 12.031,88 pontos.
Entre os 11 principais setores do S&P 500, os de serviços de comunicação e de tecnologia terminaram no território negativo, enquanto os setores de energia e finanças tiveram os maiores ganhos percentuais.