Rússia aumenta exportações de diesel para a América Latina após embargo da UE

Publicado em 10/04/2023 14:08

MOSCOU (Reuters) - A Rússia aumentou suas exportações de diesel para o Brasil e outras partes da América Latina após um embargo aos embarques para a Europa, informaram traders e conheceram dados da Refinitiv Eikon.

A Rússia era o principal fornecedor de diesel para a Europa, onde as refinarias não produziam combustível suficiente para atender à demanda doméstica de carros a diesel.

Mas um embargo total da UE aos produtos petrolíferos russos desde 5 de fevereiro desviou as exportações russas de diesel para a Ásia, África, Oriente Médio e carregamentos entre destinos.

No mês passado, a Rússia também invejou mais de 580.000 toneladas para a América Latina e América do Sul, com quase 440.000 toneladas desses volumes indo para o Brasil, e outras 140.000 toneladas ao Panamá, Uruguai e Cuba, encontraram dados da Refinitiv.

No total, o fornecimento de diesel dos portos controlados pela Rússia para o Brasil totalizou 663.000 toneladas em janeiro-março de 2023, após 74.000 toneladas em todo o ano de 2022, segundo dados da Refinitiv.

Pelo menos uma carga de diesel da Rússia foi transportada de um navio-tanque para outro perto do porto de Lomé, no Togo, no mês passado, e seguiu para a América do Sul, possivelmente para o Brasil, segundo dados da Refinitiv Eikon.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St tem leve alta com foco em resultados de gigantes da tecnologia
Biden continua intensamente focado no trabalho que resta, diz Blinken
Wall St abre com pouca movimentação, foco recai sobre balanços do setor de tecnologia
Ibovespa mostra fraqueza na abertura com queda de commodities
Dólar sobe em linha com emergentes enquanto investidores aguardam dados
Dólar abre com alta em linha com mercados emergentes