Dólar passa a subir frente ao real com mercado digerindo dados de emprego dos EUA

Publicado em 10/04/2023 10:23

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar abandonou perdas iniciais e passou a subir frente ao real nesta segunda-feira, com investidores digerindo dados de emprego norte-americanos fortes mas amplamente em linha com o esperado que foram publicados na Sexta-feira Santa, quando os mercados locais estavam fechados.

Às 9:57 (horário de Brasília), o dólar à vista avançava 0,44%, a 5,0806 reais na venda. Essa alta estava em linha com os ganhos de 0,50% do índice que compara a divisa norte-americana a uma cesta de pares fortes.

Na B3, às 9:57 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,49%, a 5,0960 reais.

O relatório do Departamento do Trabalho norte-americano mostrou na semana passada que a Economia dos EUA abriu 236 mil empregos no mês passado, ritmo considerado forte. Economistas consultados pela Reuters previam abertura de 239 mil vagas.

Ao mesmo tempo, a taxa de desemprego do país caiu para 3,5% em março.

"O 'payroll' foi o contraponto para a tese de desaceleração da economia e reforçou o caminho do Fed para um novo aumento de taxa no próximo mês", disse Eduardo Moutinho, analista de mercado da Ebury. "Acreditamos que o dólar deve receber um novo impulso essa semana refletindo esse cenário."

Os mercados futuros de juros dos EUA --que até quinta-feira passada viam um cenário de manutenção de taxas pelo Fed na próxima reunião como mais provável-- passou a embutir 70% de chance de o banco central norte-americano subir os custos dos empréstimos em 0,25 ponto percentual em seu encontro de maio.

Quanto mais altos os juros nos EUA, mais o dólar tende a se beneficiar de fluxos de entrada no seguro mercado de renda fixa norte-americano.

Enquanto isso, no Brasil, investidores monitoravam o noticiário envolvendo a proposta de arcabouço fiscal do governo, que deve ser enviada ao Congresso na terça-feira. No entanto, alguns participantes do mercado temem atrasos nessa entrega, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja à China nesta semana.

Na quinta-feira, a moeda norte-americana à vista subiu 0,16%, a 5,0582 reais na venda.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St tem leve alta com foco em resultados de gigantes da tecnologia
Biden continua intensamente focado no trabalho que resta, diz Blinken
Wall St abre com pouca movimentação, foco recai sobre balanços do setor de tecnologia
Ibovespa mostra fraqueza na abertura com queda de commodities
Dólar sobe em linha com emergentes enquanto investidores aguardam dados
Dólar abre com alta em linha com mercados emergentes