FMI alerta que fragmentação geopolítica pode aumentar riscos à estabilidade financeira

Publicado em 05/04/2023 12:22

Por David Lawder

WASHINGTON (Reuters) - O aumento das tensões geopolíticas e a consequente fragmentação da economia global podem elevar os riscos à estabilidade financeira, reduzindo os investimentos internacionais, os preços dos ativos, os sistemas de pagamento e a capacidade dos bancos de emprestar, disse o Fundo Monetário Internacional nesta quarta-feira.

O FMI há muito alerta para o aumento de custos, atritos econômicos e perdas de produção do PIB associados à fragmentação da economia global em blocos geopolíticos, com democracias lideradas pelos Estados Unidos de um lado e China e outros estados autocráticos do outro. Isso pode levar a sistemas de tecnologia concorrentes e comércio reduzido.

Mas um novo documento de trabalho do FMI destacou o potencial de tensões crescentes que levam a saídas de capital internacional, incluindo investimento direto, de países, com riscos particularmente altos para economias de mercado emergentes e em desenvolvimento.

Esses riscos de estabilidade são impulsionados por canais financeiros, disseram pesquisadores do FMI no documento, preparado para a reunião do FMI e do Banco Mundial na próxima semana como parte do Relatório Global de Estabilidade Financeira.

A estabilidade financeira deve ser um tópico importante nas reuniões após a recente turbulência do sistema bancário, marcada pelos colapsos do Silicon Valley Bank e do Signature Bank nos EUA e pela venda forçada do suíço Credit Suisse ao rival UBS.

Para conter o risco de consequências potencialmente desestabilizadoras de eventos geopolíticos, o FMI disse que os supervisores bancários, reguladores e instituições financeiras devem usar testes de estresse e análises de cenários para entender melhor como as tensões crescentes podem ser transmitidas ao sistema financeiro.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Principais líderes democratas do Congresso apoiam Kamala como candidata à Presidência
Índice de ações STOXX 600 tem alta leve na Europa com impulso de papéis de tecnologia
Biden falará à nação na noite de quarta-feira sobre corrida presidencial dos EUA
Wall St tem leve alta com foco em resultados de gigantes da tecnologia
Biden continua intensamente focado no trabalho que resta, diz Blinken
Wall St abre com pouca movimentação, foco recai sobre balanços do setor de tecnologia