Yellen pede ao FMI que pressione credores a finalizar processos de reestruturação de dívida

Publicado em 05/04/2023 07:52

WASHINGTON (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, pediu nesta terça-feira uma ação mais rápida para resolver os diversos casos pendentes de reestruturação da dívida soberana e incitou o Fundo Monetário Internacional a pressionar todos os credores bilaterais para finalizar tais acordos.

O Tesouro norte-americano disse que Yellen levantou a questão durante reuniões com a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, e com a ministra da Economia da Espanha, Nadia Calviño, que preside o comitê diretor do FMI, antes das reuniões do fundo e do Banco Mundial na próxima semana.

"A secretária Yellen instou o FMI a aprofundar seus esforços para apoiar países de baixa e média renda que enfrentam problemas de endividamento, inclusive continuando a pressionar todos os credores oficiais bilaterais para finalizar os casos pendentes de reestruturação da dívida", disse o FMI em um comunicado.

O Fundo acrescentou que Yellen discutiu com Georgieva e Calviño as prioridades para as reuniões do FMI e do Banco Mundial, os acontecimentos recentes na economia global e no sistema financeiro e a necessidade de continuar apoiando países vulneráveis e de baixa renda.

As reuniões de Yellen também incluíram discussões sobre o programa de empréstimos de 15,6 bilhões de dólares do FMI à Ucrânia, aprovado na sexta-feira, e o pedido do governo Biden para que o Congresso aprove empréstimos norte-americanos de até 21 bilhões de dólares para o Fundo para Crescimento e Redução da Pobreza e o novo Fundo de Resiliência e Sustentabilidade, ambos do FMI, segundo o Tesouro dos EUA.

(Reportagem de Andrea Shalal)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Principais líderes democratas do Congresso apoiam Kamala como candidata à Presidência
Índice de ações STOXX 600 tem alta leve na Europa com impulso de papéis de tecnologia
Biden falará à nação na noite de quarta-feira sobre corrida presidencial dos EUA
Wall St tem leve alta com foco em resultados de gigantes da tecnologia
Biden continua intensamente focado no trabalho que resta, diz Blinken
Wall St abre com pouca movimentação, foco recai sobre balanços do setor de tecnologia