Preços ao produtor da zona do euro caem pelo quinto mês consecutivo em fevereiro

Publicado em 04/04/2023 07:49

BRUXELAS (Reuters) - Os preços ao produtor da zona do euro caíram pelo quinto mês consecutivo e mais do que o esperado em fevereiro, quase inteiramente devido à queda nos preços da energia.

A agência de estatísticas da UE, Eurostat, disse nesta terça-feira que os preços nos portões das fábricas nos 20 países que usam o euro caíram 0,5% no comparativo mensal em fevereiro, para um aumento de 13,2% na base anual.

Isso marca uma desaceleração constante em relação ao pico de 43,4% em agosto, quando os preços da energia estavam mais que o dobro do nível do ano anterior.

Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda mensal nos preços de 0,3% e uma desaceleração em relação ao ano anterior para 13,3%.

Os preços da energia caíram 1,6%, embora ainda tenham subido 17,4% em relação ao ano anterior, quando a Rússia invadiu a Ucrânia.

Sem os preços voláteis de energia, a inflação ao produtor subiu 0,2% na comparação mensal e 10,2% na anual.

Os preços ao produtor são um sinal precoce das tendências inflacionárias porque suas mudanças geralmente são transferidas para os consumidores finais.

A inflação ao consumidor caiu para 6,3% em março, mas a inflação subjacente atingiu um novo recorde histórico. O Banco Central Europeu quer manter a inflação em 2,0% e tem aumentado repetidamente as taxas de juros para conter o crescimento dos preços.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar acompanha exterior e volta a subir ante real
Taxas futuras de juros sobem em dia de pressão para emergentes e receios com área fiscal
Kamala supera Trump por 44% a 42% em disputa presidencial, mostra pesquisa Reuters/Ipsos
Principais líderes democratas do Congresso apoiam Kamala como candidata à Presidência
Índice de ações STOXX 600 tem alta leve na Europa com impulso de papéis de tecnologia
Biden falará à nação na noite de quarta-feira sobre corrida presidencial dos EUA