Yellen diz que não está disposta a permitir desenvolvimento de corridas bancárias contagiosas

Publicado em 04/04/2023 07:46

NEW HAVEN, Connecticut, 3 de abril (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta segunda-feira que as saídas de depósitos de bancos pequenos e médios estão diminuindo, mas que ela está observando a situação de perto e "não está disposta a permitir o desenvolvimento de fugas contagiosas" no sistema bancário dos EUA. 

Yellen disse a jornalistas, após um evento na Universidade de Yale, que a confiança no sistema bancário foi fortalecida por ações tomadas pelo Tesouro, pelo Federal Reserve e pelo FDIC, a agência norte-americana encarregada de garantias a depósitos, após as falências do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank.

"Minha leitura é que as saídas de bancos menores e médios estão diminuindo, e as coisas estão se estabilizando, mas é uma situação que estamos observando de perto", disse Yellen.

Questionada sobre se o Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira, o órgão multirregulador encarregado de conter os riscos sistêmicos, demorou tempo demais avaliando os riscos das mudanças climáticas e deixou de lado os problemas que levaram às falências do SVB e do Signature, Yellen discordou, dizendo que o órgão estuda todos os riscos financeiros potenciais.

"Nós nos concentramos em uma série de questões, incluindo riscos financeiros, e não colocamos todo o nosso foco nos riscos climáticos", disse ela, acrescentando que o órgão também identificou incompatibilidades nas taxas de juros como um risco potencial.

"Não acho que haja um problema fundamental com o sistema bancário", acrescentou.

(Reportagem de David Lawder)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil