Ibovespa perde fôlego sem definição clara sobre divulgação do arcabouço fiscal

Publicado em 29/03/2023 15:33

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa perdia o fôlego nesta quarta-feira, passando a trabalhar no território negativo, tendo Qualicorp e Lojas Renner entre as maiores quedas, enquanto permanece sem uma data definida a divulgação do novo arcabouço fiscal do país pelo governo.

 

 

Às 15:16, o Ibovespa caía 0,54 %, a 100.637,42 pontos, após três sessões de alta, período em que acumulou um ganho de mais de 3%. A alta nos juros futuros corroborava a piora na bolsa. Mais cedo, no melhor momento, o Ibovespa subiu a 101.686,14 pontos.

O volume financeiro no pregão somava 12 bilhões de reais.

As atenções estão voltadas para uma reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta tarde, sobre o arcabouço. Mais cedo, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que Lula deve conversar com Haddad para fechar a proposta da nova regra fiscal.

De acordo com Padilha, Lula tem a intenção de enviar o novo arcabouço fiscal ao Congresso Nacional o mais rápido possível, mas ainda não há data definida.

O líder do PP na Câmara dos Deputados, André Fufuca (PP-MA), e duas fontes que acompanham o processo também afirmaram que há expectativa de que Haddad apresente a nova âncora fiscal a deputados líderes de bancada no final desta quarta-feira na residência oficial da presidência da Casa.

Entre os destaques negativos da bolsa, Qualicorp ON recuava 7,96%, a 3,7 reais, após queda de 70,3% no lucro no quarto trimestre, a 21,9 milhões de reais. O papel vinha de três altas seguidas, período em que avançou mais de 10%, após atingir mínimas históricas na última quinta-feira.

Lojas Renner ON perdia 6,44%, a 16,72 reais, tendo como pano de fundo relatório do Bank of America Securities reduzindo previsões para o lucro da varejista em 2023 e 2024 e o preço-alvo das ações de 25 para 22 reais, enquanto reiteraram recomendação "neutra" para os papéis.

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fecha em baixa com queda de ações de chips e petróleo
Dólar sobe mais de 1% com real penalizado pela queda das commodities
Ibovespa fecha estável com pressão de commodities, mas suporte de WEG e Itaú
Juros futuros sobem com retorno do ceticismo sobre a área fiscal
STOXX 600 cai na Europa pressionado por ações da área de tecnologia
Wall Street recua enquanto investidores avaliam balanços corporativos