Vamos zerar o déficit, mas ter ou não superávit é outra discussão, diz Tebet

Publicado em 27/03/2023 13:23

(Reuters) - A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta segunda-feira que o arcabouço fiscal vem ao encontro do anseio do governo de zerar o déficit público, mas ela frisou que não pode ainda falar sobre futuros superávits nas contas.

 

 

"Eu paro no zerar o déficit, porque se nós vamos ter superávit ou não, essa é uma outra discussão, eu não posso falar, não posso abrir", disse a ministra durante evento da consultoria Arko Advice.

Tebet afirmou que a nova âncora fiscal será simples, transparente e crível, tratando tanto das receitas como das despesas, de olho na estabilização da dívida, e que a "moldura" da regra já está pronta, à espera de decisão política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os seus parâmetros.

"Os parâmetros é que vão dar aí a sustentabilidade, a credibilidade e a convicção de que o arcabouço fiscal vai sim estabilizar a dívida pública no Brasil, vai zerar o déficit fiscal", afirmou.

META DE INFLAÇÃO

Tebet afirmou que uma mudança na meta de inflação "não está na mesa" e que as definições sobre os juros são uma questão técnica que não diz respeito à sua pasta, mas ela criticou o comunicado do Comitê de Política Monetária da semana passada, quando o Banco Central manteve a taxa de juros em 13,75%, sem sinalizar um afrouxamento futuro.

"O documento saiu no tom errado", disse Tebet, argumentando que o BC não reconheceu a evolução que teria acontecido no cenário doméstico.

Segundo Tebet, o principal desafio do seu ministério é o planejamento, em que o país não tem tradição, e não zerar o déficit fiscal. "Nós vamos zerar o déficit fiscal já a partir do final do ano que vem", acrescentou.

Ainda sobre o arcabouço, Tebet brincou que teria assinado uma cláusula de confidencialidade nas discussões que preveria como multa um ano do salário de ministra.

 

(Por Isabel Versiani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined