Ibovespa fecha em alta, mas acumula queda na semana sem sinal do BC sobre corte da Selic

Publicado em 24/03/2023 17:31

O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira, reflexo de ajustes, um dia após renovar mínimas desde julho de 2022, mas o movimento não foi suficiente para reverter as perdas acumuladas na semana, marcada por reprecificação de expectativas otimistas em relação à trajetória da Selic e novos ruídos institucionais no Brasil.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,92%, a 98.829,27 pontos, mas contabilizando um declínio de 3,1% na semana. O volume financeiro no pregão somou 20,2 bilhões de reais.

Para Werner Roger, sócio-fundador da Trígono Capital, o desempenho reflete uma correção à reação exagerada na quinta-feira à decisão do Copom, favorecida pelo IPCA-15 de março, que mostrou desaceleração, com a alta em 12 meses passando a 5,36% de 5,63% em fevereiro sob a mesma métrica.

"Ninguém espera uma redução da Selic antes do segundo semestre. Nenhuma novidade, portanto, nenhuma surpresa (com a comunicação do BC). O tom duro de até aumentar os juros é um claro recado ao arcabouço fiscal. Se alguém esperava algo diferente, é ingenuidade", afirmou Roger.

A decisão do Banco Central de manter os juros em 13,75% na última quarta-feira e não sinalizar o início de um processo de alívio monetário desencadeou uma forte correção de expectativas, que minou a bolsa paulista, e fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltar a criticar o atual patamar da Selic.

As declarações de Lula, combinadas as de outros integrantes da ala política ligada ao governo, corroboraram um ambiente mais avesso a risco, assim como a escalada da crise entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

No pior momento, na quinta-feira, o Ibovespa caiu a 96.996,84 pontos.

A semana foi marcada ainda por decisão do Federal Reserve, que elevou também na quarta-feira a taxa de juros para a faixa de 4,75% a 5,00%, com uma mensagem em aberto, sinalizando que pode encerrar em breve o ciclo de aperto monetário, mas reforçando que segue vigilante com a inflação.

Nas praças globais, a aquisição do Credit Suisse pelo UBS no último fim de semana trouxe algum alívio, mas não dissipou completamente as preocupações sobre os sistemas bancários nos Estados Unidos e Europa, na esteira do colapso repentino neste mês de dois bancos norte-americanos.

Em Wall Street, o S&P 500 fechou em alta de 0,56% no dia e acumulou acréscimo de 1,4% na semana.

DESTAQUES

- BRF ON saltou 11,35%, a 6,18 reais, após renovar uma mínima na véspera desde a fusão entre Perdigão e Sadia que criou o conglomerado de alimentos, anunciada em 2009. Em 2023, até a véspera, as ações contabilizavam uma perda de quase 33%. A companhia divulgou nesta sexta-feira que sua fábrica em Marau (RS) foi autorizada pela China a exportar carne de frango ao país. Fontes ouvidas pela Reuters ainda afirmaram que a empresa está buscando a reabilitação de mais duas de suas unidades pela China para retomar embarques de frango e suínos suspensos dessas plantas.

- YDUQS ON disparou 10,38%, a 7,23 reais, apoiada por relatório do JPMorgan elevando a recomendação dos papéis do grupo de ensino superior a "overweight". No setor, COGNA ON caiu 8,87%, a 1,85 reais, revertendo os ganhos do começo da sessão, após reportar lucro ajustado de 76,2 milhões de reais de outubro a dezembro do ano passado. Analistas destacaram positivamente a performance operacional, mas alguns chamaram a atenção para níveis de endividamento ainda altos.

- ALIANSCE SONAE ON valorizou-se 7,74%, a 17,13 reais, apesar do tombo de 86% no lucro líquido do quarto trimestre de 2022 ante igual período do ano anterior, pressionado por despesas da fusão com a rival brMalls, uma vez que a companhia de shopping centers elevou em até 50 milhões de reais a projeção de sinergias operacionais com a transação. Executivos também afirmaram que a empresa reduzirá sua carteira de shoppings administrados.

- LOCAWEB ON caiu 8,02%, a 4,7 reais, mesmo com o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado no quarto trimestre aumentando 54,1% ano a ano, a 48,7 milhões de reais, um vez que ficou abaixo das expectativas de analistas. A companhia de serviços de tecnologia ainda disse que espera continuação em melhoria de margens com integração de adquiridas.

- SABESP ON recuou 1,85%, a 47,32 reais. A companhia de saneamento básico do Estado de São Paulo reportou lucro líquido de 642,2 milhões de reais e Ebitda ajustado de 1,72 bilhão de reais no quarto trimestre do ano passado, altas de 13,2% e 15,2% frente ao mesmo período de 2021, mas abaixo das expectativas de analistas.

- ITAÚ UNIBANCO PN encerrou em alta de 1,28%, a 23,22 reais, enquanto BRADESCO PN subiu 1,11%, a 12,71 reais.

- PETROBRAS PN fechou com variação negativa de 0,04%, a 22,79 reais, em dia de queda dos preços do petróleo no exterior. No setor, porém, 3R PETROLEUM ON subiu 1,87% e PRIO ON avançou 1,17%.

- VALE ON cedeu 1,14%, a 78,67 reais, mesmo com a recuperação dos preços futuros do minério de ferro na China, em meio a dados mostrando que os estoques nos portos chineses continuaram caindo na semana passada. O contrato mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações com alta de 0,29%, a 866,5 iuanes (126,43 dólares) a tonelada.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 termina em baixa pressionado por queda da Nvidia
Dólar tem leve alta no Brasil em dia de busca global por segurança
Ibovespa renova máxima histórica com disparada de Petrobras
Fed deve cortar juros em 0,25 p.p. no próximo mês, diz presidente do Fed de San Francisco
Taxas de juros futuros prazos maiores caem, mas curtas seguem precificando alta da Selic
Ações europeias ficam estáveis em meio a pressão de papéis de chips antes de semana repleta de dados