Testes de bancos centrais fomentam expectativas por pagamentos instantâneos globais

Publicado em 23/03/2023 09:14

LONDRES (Reuters) - Um ano de testes conduzidos por bancos centrais na Itália, Malásia e Cingapura fomentaram as expectativas de uma rede global de pagamentos instantâneos acessível ao toque de um telefone celular.

A capacidade de enviar dinheiro de forma rápida e barata ao redor do mundo há muito tempo é vista como uma espécie de "santo graal" para autoridades devido às supostas vantagens que trará tanto para as pessoas quanto para as empresas.

As transferências atuais são retardadas pela multiplicidade de mais de 60 diferentes redes de pagamento instantâneo, de modo que os bancos centrais envolvidos nos novos testes estão trabalhando em maneiras de melhorar o processo.

O Banco de Compensações Internacionais (BIS), o órgão de supervisão dos bancos centrais, que acompanhou os testes do "Nexus", disse que os três países envolvidos enviaram pagamentos entre si com sucesso, usando apenas números de telefone celular.

Olhando para o futuro, o BIS disse que mais testes serão realizados pela Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura e Tailândia, com a expectativa de que "o Nexus possa eventualmente ser implementado globalmente".

(Por Marc Jones)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Equipe econômica detalha na próxima semana corte de gasto com revisão de programas do governo, diz Tebet
Ibovespa recua e fecha na mínima em duas semanas, abaixo de 127 mil pontos
Wall Street fecha em leve baixa antes de balanços de grandes empresas de tecnologia
Kamala Harris ataca Trump e promete compaixão contra caos no seu primeiro comício
Dólar acompanha exterior e volta a subir ante real
Taxas futuras de juros sobem em dia de pressão para emergentes e receios com área fiscal