Em demonstração de união, chefes de Otan e UE visitam plataforma de gás no Mar do Norte

Publicado em 17/03/2023 12:03

Por Nora Buli

PLATAFORMA TROLL A (Reuters) - Os chefes da Otan e da Comissão Europeia voaram nesta sexta-feira para uma plataforma do Mar do Norte para discutir a segurança de suprimentos e infraestrutura, uma visita que destaca a importância da Noruega para os embarques de gás desde a invasão russa da Ucrânia.

A plataforma Troll A extrai gás do maior campo de gás da Noruega. Após uma queda nos fluxos russos, o país nórdico tornou-se no ano passado o maior fornecedor de gás para a União Europeia.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, conversaram sobre a proteção da infraestrutura e do fornecimento de gás para a Europa com o primeiro-ministro Jonas Gahr Stoere e o CEO da Equinor, Anders Opedal.

A segurança nas instalações de energia norueguesas aumentou após as explosões nos gasodutos Nord Stream em 26 de setembro no Mar Báltico, com aliados da Otan fornecendo apoio militar.

A infraestrutura de energia da Noruega é vital, mas vulnerável devido ao seu tamanho, envolvendo milhares de quilômetros de gasodutos, além de cabos de energia e internet, disse Stoltenberg a repórteres a bordo da Troll A.

"É claro que não podemos proteger cada metro dessa infraestrutura o tempo todo", afirmou Stoltenberg.

"Mas o que fazemos é intensificar... a troca de informações de inteligência (e temos) um monitoramento mais próximo da infraestrutura. Aumentamos nossa presença com mais capacidades militares."

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Equipe econômica detalha na próxima semana corte de gasto com revisão de programas do governo, diz Tebet
Ibovespa recua e fecha na mínima em duas semanas, abaixo de 127 mil pontos
Wall Street fecha em leve baixa antes de balanços de grandes empresas de tecnologia
Kamala Harris ataca Trump e promete compaixão contra caos no seu primeiro comício
Dólar acompanha exterior e volta a subir ante real
Taxas futuras de juros sobem em dia de pressão para emergentes e receios com área fiscal