Dólar tem leve queda frente ao real com Credit Suisse e BCE no radar
Por Luana Maria Benedito
(Reuters) - O dólar alternava estabilidade e leve queda frente ao real nesta quinta-feira, com investidores pesando o alívio de temores com o Credit Suisse contra um posicionamento ainda agressivo do Banco Central Europeu (BCE).
Às 10h28 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,19%, a 5,2850 reais na venda, reduzindo perdas iniciais.
Alguma calma foi restaurada nos mercados depois que o Credit Suisse disse nesta quinta que tomará emprestado até 54 bilhões de dólares do banco central suíço para reforçar a liquidez e a confiança dos investidores, afirmou Guilherme Esquelbek, analista da Correparti Corretora.
Na véspera, as ações do banco chegaram a despencar 30%, reforçando temores mais amplos sobre a saúde do setor financeiro global após a falência de credores nos Estados Unidos.
Por outro lado, investidores reagiam com cautela à decisão de política monetária do Banco Central Europeu, que elevou suas taxas de juros em 0,50 ponto percentual nesta quinta-feira, mesmo em meio aos riscos enfrentados pelos bancos.
Alguns participantes do mercado esperavam que o BCE pudesse adotar um aperto menor. A alta de juros agressiva de 0,50 ponto percentual pode influenciar a decisão do Federal Reserve, a ser anunciada na semana que vem, temem alguns operadores.
Nesta manhã, a maioria dos participantes do mercado precificava um aperto de 0,25 ponto pelo Fed, mas uma minoria (30%) não esperava qualquer alteração na taxa de juros norte-americana no encontro de política monetária de 21 a 22 de março.