Secretária do Tesouro dos EUA diz que sistema bancário do país "continua sólido"

Publicado em 16/03/2023 09:12

WASHINGTON (Reuters) - O sistema bancário dos Estados Unidos permanece sólido e os norte-americanos podem sentir confiança sobre a segurança de seus depósitos, dirá a secretária do Tesouro do país, Janet Yellen, ao Comitê de Finanças do Senado nesta quinta-feira.

Em comentários preparados para uma audiência orçamentária, Yellen disse que ações "decisivas e contundentes" tomadas esta semana pelo governo dos EUA para fortalecer a confiança pública no sistema bancário após o colapso do Silicon Valley Bank enfatizam sua determinação de proteger os depositantes.

"Posso assegurar aos membros do comitê que nosso sistema bancário permanece sólido e que os americanos podem se sentir confiantes de que seus depósitos estarão lá para quando precisarem deles", disse Yellen.

"As ações desta semana demonstram nosso compromisso resoluto de garantir que as economias dos depositantes permaneçam seguras."

Yellen não fez nenhuma referência à situação em torno do Credit Suisse, que viu suas ações despencarem na quarta-feira antes que os reguladores suíços prometessem uma tábua de salvação de até 54 bilhões de dólares para o banco.

O Tesouro dos EUA, o Federal Reserve e a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) anunciaram uma série de medidas de emergência no domingo, depois que os colapsos dos bancos SVB e Signature ameaçaram desencadear uma crise financeira mais ampla.

Yellen disse que o Tesouro trabalhou com o Fed e a FDIC para proteger todos os depositantes de ambos os bancos e criou um novo instrumento para dar aos bancos acesso a fundos de emergência. O Federal Reserve também tornou mais fácil para os bancos tomarem empréstimos em emergências.

"Acionistas e detentores de títulos de dívida não estão sendo protegidos pelo governo. É importante ressaltar que nenhum dinheiro do contribuinte está sendo usado ou colocado em risco com estas ações", disse ela ao comitê.

(Por Andrea Shalal)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Equipe econômica detalha na próxima semana corte de gasto com revisão de programas do governo, diz Tebet
Ibovespa recua e fecha na mínima em duas semanas, abaixo de 127 mil pontos
Wall Street fecha em leve baixa antes de balanços de grandes empresas de tecnologia
Kamala Harris ataca Trump e promete compaixão contra caos no seu primeiro comício
Dólar acompanha exterior e volta a subir ante real
Taxas futuras de juros sobem em dia de pressão para emergentes e receios com área fiscal