Minério de ferro segue firme com continuidade do otimismo sobre demanda na China
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro se mantiveram firmes nesta quarta-feira, com os dados de atividade da China em janeiro e fevereiro apontando para uma recuperação econômica, embora gradual, no maior produtor de aço do mundo.
O banco central da China aumentou as injeções de liquidez ao rolar o empréstimos com vencimento de médio prazo pelo quarto mês consecutivo, o que também deu suporte aos futuros de ferrosos.
O movimento do Banco Popular da China veio após os dados da semana passada que mostraram um crescimento de crédito inesperadamente forte para fevereiro, conforme Pequim procura apoiar a recuperação econômica.
O minério de ferro mais negociado em maio na Dalian Commodity Exchange da China terminou as negociações diurnas estável em 926,50 iuanes (134,48 dólares) a tonelada, perto do recorde do contrato de 936 iuanes.
Na Bolsa de Cingapura, o contrato de abril de referência do ingrediente siderúrgico subiu 0,4% para 132,20 dólares a tonelada.
A atividade econômica da China mostrou recuperação nos primeiros dois meses de 2023, à medida que o consumo e o investimento em infraestrutura impulsionaram a retomada após a interrupção da pandemia, apesar dos desafios da fraca demanda global e de uma desaceleração persistente no setor imobiliário.
A produção de aço bruto da China no bimestre aumentou 5,6%, à medida que as usinas elevaram a produção em antecipação a um novo impulso na demanda, com a atividade de construção doméstica prevista para aumentar no segundo trimestre.
"O consumo geral de produtos siderúrgicos mostrou um crescimento inesperado, o que melhorou muito a confiança do mercado", disseram analistas da Huatai Futures em nota.
(Por Enrico Dela Cruz em Manila)