S&P 500 e Nasdaq caem com temores sobre contágio bancário após colapso do SVB
(Reuters) - Os índices S&P 500 e Nasdaq caíam nesta segunda-feira, com o colapso do Silicon Valley Bank (SVB) fomentado temores de um contágio com a interrupção das negociações em vários bancos, enquanto aumentavam expectativas de uma pausa nos aumentos da taxa de juros pelo Federal Reserve em março.
O fechamento repentino do SVB Financial na sexta-feira, depois que um aumento de capital fracassado, gerou temores sobre os riscos para outros bancos provenientes do ciclo de aumento de juros mais acentuado do Federal Reserve desde o início dos anos 1980.
Reguladores agiram no fim de semana para restaurar a confiança dos investidores no sistema bancário, dizendo que os correntistas do Silicon Valley Bank teriam acesso a seus fundos nesta segunda-feira.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que as ações rápidas do governo para ajudar os depositantes em dois bancos dos EUA devem dar aos norte-americanos a confiança de que o sistema bancário é seguro.
As negociações de ações do Signature Bank, que foi fechado por reguladores no domingo, foram suspensas.
Ações de grandes bancos dos EUA, incluindo JPMorgan Chase & Co , Morgan Stanley e Bank of America, caíam entre 2,8% e 6,3%.
O índice regional de bancos KBW caía 11,2%, enquanto o índice de bancos do S&P 500 tinha queda de 7,7%.
Analistas do Goldman Sachs disseram que não esperam mais que o Fed aumente os juros em 25 pontos-base em sua próxima reunião de política monetária, em 21 e 22 de março.
Às 11:46 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 0,28%, a 3.850,66 pontos, enquanto o Dow Jones subia 0,25%, a 31.988,87 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 0,05%, a 11.144,92 pontos.
(Reportagem de Shristi Achar A em Bengaluru)