Petrobras concluirá análises antes de estimar custos para construir eólicas no mar

Publicado em 07/03/2023 12:38

Os projetos de geração eólica offshore da Petrobras terão estimativas oficiais de custo e retorno somente após a conclusão de análises técnicas a serem desenvolvidas por grupo interdisciplinar, afirmou a companhia em comunicado ao mercado nesta terça-feira.

Tais projetos também deverão futuramente ser apreciados pelas instâncias de aprovação interna, de acordo com a governança da companhia, adicionou.

O comunicado ocorre após o presidente da petroleira, Jean Paul Prates, ter afirmado na véspera que a companhia estuda juntamente com a norueguesa Equinor a instalação de um parque eólico em alto mar com capacidade de produção de energia equivalente à usina Itaipu.

O projeto, segundo disse Prates, ficará em fase de estudos até 2028 e, se confirmado, seria composto por sete plantas eólicas com uma capacidade total de 14,5 gigawatts (GW), podendo custar 70 bilhões de dólares.

O cálculo do investimento, segundo explicou o executivo, foi uma estimativa livre da Petrobras com base no atual custo do megawatt offshore, multiplicado pela capacidade instalada prevista.

As declarações de Prates ocorreram durante evento em Houston, nos Estados Unidos, na segunda-feira, onde a Petrobras e a Equinor anunciaram a assinatura de uma carta de intenções para o desenvolvimento dos estudos em conjunto.

O novo acordo ampliou uma parceria entre ambas as empresas selada em 2018.

(Por Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Equipe econômica detalha na próxima semana corte de gasto com revisão de programas do governo, diz Tebet
Ibovespa recua e fecha na mínima em duas semanas, abaixo de 127 mil pontos
Wall Street fecha em leve baixa antes de balanços de grandes empresas de tecnologia
Kamala Harris ataca Trump e promete compaixão contra caos no seu primeiro comício
Dólar acompanha exterior e volta a subir ante real
Taxas futuras de juros sobem em dia de pressão para emergentes e receios com área fiscal