Atividade do setor alemão de serviços volta a crescer em fevereiro, mostra PMI
BERLIM (Reuters) - A atividade do setor de serviços alemão cresceu em fevereiro pelo segundo mês consecutivo, enquanto a demanda se recuperou e o otimismo aumentou, mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços final da S&P Global subiu para 50,9 em fevereiro, de 50,7 em janeiro, permanecendo acima do limite de 50,0 que separa crescimento de contração.
"Depois de contrair acentuadamente no último trimestre do ano passado, o setor de serviços teve um início encorajador para 2023", disse Phil Smith, diretor econômico associado da S&P Global, embora ainda não se saiba se isso é suficiente para evitar uma segunda queda trimestral do PIB e, portanto, uma recessão técnica, acrescentou.
O índice PMI composto alemão, que compreende os setores de serviços e manufatura, subiu para leitura de 50,7 em fevereiro, de 49,9 em janeiro, apontando para um leve aumento na atividade empresarial no setor privado, que encerra uma sequência de sete meses de contração.
(Por Maria Martinez)