Vendas de gasolina e etanol disparam nas férias de janeiro, aponta ANP

Publicado em 28/02/2023 18:29

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - As vendas de gasolina e etanol pelas distribuidoras dispararam em janeiro ante um ano antes, apontaram dados da reguladora ANP nesta terça-feira, em meio a um movimento de retorno das viagens de férias, que foram duramente impactadas pela Covid-19 em anos anteriores.

As vendas de gasolina das distribuidoras subiram 14,8% em janeiro ante um ano antes a 3,755 bilhões de litros uma máxima para o mês desde 2015, quando foram vendidos 3,86 bilhões de litros.

Na comparação com dezembro, no entanto, houve uma queda de 15,3% na comercialização.

Já as vendas de etanol hidratado somaram 1,06 bilhão de litros, alta de 4,8% ante o mesmo mês do ano passado e queda de 20,5% na comparação com dezembro.

Janeiro é período de férias, destacou o ex-diretor da ANP Aurélio Amaral. "O avião está caríssimo e a turma voltou a usar o carro", afirmou.

As vendas de diesel pelas distribuidoras, combustível mais comercializado do país, por sua vez, caíram 2,1% em janeiro ante um ano antes e recuaram 9,9% contra o mês anterior, a 4,5 bilhões de litros.

"Janeiro normalmente é um mês fraco nesse mercado, ainda a ocorrência de muitas chuvas no período impactou bastante na colheita da safra (de grãos) reduzindo a demanda por diesel", disse Amaral.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump leva disputa contra Kamala Harris para comício na Carolina do Norte
Ações da China caem para nível mais baixo em cinco meses
Equipe econômica detalha na próxima semana corte de gasto com revisão de programas do governo, diz Tebet
Ibovespa recua e fecha na mínima em duas semanas, abaixo de 127 mil pontos
Wall Street fecha em leve baixa antes de balanços de grandes empresas de tecnologia
Kamala Harris ataca Trump e promete compaixão contra caos no seu primeiro comício