Governo acompanha com cuidado crédito para garantir liquidez, diz secretário do Tesouro

Publicado em 27/02/2023 18:40

SÃO PAULO (Reuters) - O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou nesta segunda-feira que o governo está acompanhando “com cuidado” o mercado de crédito brasileiro e considera a adoção de medidas para setores específicos.

“Todo o governo está acompanhando com cuidado a questão do mercado de crédito, para garantir liquidez e acesso. Estão sendo discutidas eventuais necessidades para setores específicos, como micro e pequenas empresas, mas isso está no estágio inicial de discussão”, afirmou, durante entrevista coletiva de imprensa em Brasília, após a divulgação dos dados fiscais de janeiro.

Membros do governo já manifestaram a preocupação de evitar uma crise de crédito no país em meio a patamares elevados dos juros.

Ao falar do Desenrola, que tratará da renegociação de dívidas das famílias com garantias do governo, Ceron disse que o programa está em fase final de preparação de atos normativos. “Em breve, deve ser anunciada sua versão final”, disse.

Para bancar o programa, conforme o secretário, o governo buscará recursos em fundos já existentes.

“A busca é por encontrar espaços em fundos já existentes, para poder mitigar ou cobrir totalmente o impacto do programa. Eventualmente, pode haver alguma necessidade de complementação do Tesouro neste exercício ou no próximo”, acrescentou.

Fontes informaram à Reuters mais cedo este mês que uma das possibilidades em avaliação é o redirecionamento de recursos do Fundo de Garantia de Operações (FGO) atualmente carimbados para cobrir financiamentos do Pronampe, voltado a pequenas e médias empresas, para viabilizar o Desenrola.

Na manhã desta segunda-feira, o Banco Central informou que as concessões totais de crédito caíram 15,3% em janeiro ante dezembro. Já o estoque total de crédito no Brasil recuou 0,3%, para 5,317 trilhões de reais. Foi o primeiro recuo no saldo total desde janeiro do ano passado.

 

(Por Fabrício de Castro e Luana Maria Benedito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump leva disputa contra Kamala Harris para comício na Carolina do Norte
Ações da China caem para nível mais baixo em cinco meses
Equipe econômica detalha na próxima semana corte de gasto com revisão de programas do governo, diz Tebet
Ibovespa recua e fecha na mínima em duas semanas, abaixo de 127 mil pontos
Wall Street fecha em leve baixa antes de balanços de grandes empresas de tecnologia
Kamala Harris ataca Trump e promete compaixão contra caos no seu primeiro comício