Economia do Reino Unido fica estagnada no 4º tri e evita por pouco a recessão

Publicado em 10/02/2023 07:59

Por David Milliken e William James

LONDRES (Reuters) - A economia do Reino Unido ficou estagnada nos últimos três meses de 2022 -- o suficiente para evitar entrar em recessão por enquanto -- mas enfrenta duras perspectivas para 2023 já que as famílias continuam a lutar com a inflação de dois dígitos.

Os dados mensais do Produto Interno Bruto para dezembro -- um mês marcado por greves ferroviárias generalizadas e mau tempo -- mostraram uma contração de 0,5%, disse o Agência para Estatísticas Nacionais, maior do que a previsão de recuo de 0,3%.

"A economia contraiu acentuadamente em dezembro, o que significa que, no geral, não houve crescimento na economia nos últimos três meses de 2022", disse o estatístico da agência Darren Morgan.

A produção caiu 0,2% nos três meses até o final de setembro -- quando muitas empresas fecharam brevemente para marcar o funeral da Rainha Elizabeth -- e um segundo trimestre consecutivo de queda na produção teria atendido à definição usual de recessão da Europa.

No entanto, é provável que a pausa seja apenas temporária.

O Banco da Inglaterra previu na semana passada que o Reino Unido entraria numa recessão rasa, mas longa, começando no primeiro trimestre deste ano e durando cinco trimestres.

O padrão de vida britânico foi afetado por um aumento da inflação, que atingiu um pico de 41 anos de 11,1% em outubro, e as empresas e famílias também sentirão um impacto crescente do rápido aumento das taxas de juros pelo banco central desde dezembro de 2021.

A produção no quarto trimestre ainda estava 0,8% abaixo de seu nível pré-pandemia, em forte contraste com outras grandes economias avançadas que agora estão acima de seu tamanho pré-pandemia.

O economista do ING James Smith disse esperar que a economia britânica sofra contração de 0,3%-0,4% no primeiro trimestre deste ano, e em um valor menor no segundo trimestre.

"A recessão, ou pelo menos uma recessão técnica, continua sendo o cenário base. Mas isto parece que vai ser muito brando pelos padrões históricos, ajudado, é claro, pelo colapso dos preços do gás no atacado", disse ele.

Ao longo de 2022 como um todo, a economia britânica cresceu 4,0% depois de um crescimento de 7,6% em 2021, em meio à recuperação do golpe histórico da pandemia de Covid-19.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil e EUA farão anúncio sobre aproximação em transformação ecológica, diz Haddad
S&P e Nasdaq fecham nos menores níveis em várias semanas pressionados por Tesla e Alphabet
Dólar fecha no 2º maior valor do ano em mais um dia de pressão para emergentes
Ibovespa tem queda discreta com petroleiras atenuando pressão de Wall St
Taxas de juros futuros voltam a subir com alta do dólar e dos rendimentos dos Treasuries
Receita do setor de mineração do Brasil cresce 8% no 1º semestre