Yellen pede ação mais ousada do Banco Mundial para mudanças climáticas e desafios globais

Publicado em 09/02/2023 14:59

WASHINGTON (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, pediu ao Banco Mundial nesta quinta-feira que mapeie medidas "mais ousadas e imaginativas" para enfrentar melhor os desafios globais, como as mudanças climáticas, mesmo enquanto continua a ajudar individualmente os países em desenvolvimento.

Yellen disse que a evolução do Banco Mundial e de outros bancos multilaterais de desenvolvimento é necessária com urgência, dado o declínio no progresso no combate à pobreza global que começou a aparecer antes mesmo da pandemia da Covid-19.

"O mundo mudou e precisamos que essas instituições vitais mudem junto com ele", disse ela. "No mundo de hoje, o progresso sustentado na redução da pobreza e no desenvolvimento econômico simplesmente não é possível sem abordar os desafios globais que todos nós enfrentamos."

Yellen disse que sua recente viagem à três países africanos --Senegal, Zâmbia e África do Sul-- destacou o impacto da fragilidade, do conflito e das mudanças climáticas nessas economias.

(Reportagem de Andrea Shalal)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil e EUA farão anúncio sobre aproximação em transformação ecológica, diz Haddad
S&P e Nasdaq fecham nos menores níveis em várias semanas pressionados por Tesla e Alphabet
Dólar fecha no 2º maior valor do ano em mais um dia de pressão para emergentes
Ibovespa tem queda discreta com petroleiras atenuando pressão de Wall St
Taxas de juros futuros voltam a subir com alta do dólar e dos rendimentos dos Treasuries
Receita do setor de mineração do Brasil cresce 8% no 1º semestre