Índia diz que proposta por aliança de biocombustíveis atraiu Rússia e Brasil

Publicado em 06/02/2023 14:24

Por Nidhi Verma

BENGALURU (Reuters) - Uma proposta da Índia por uma aliança de biocombustíveis para promover os combustíveis mais limpos atraiu o interesse de vários países, incluindo Rússia e Brasil, disse o ministro indiano do Petróleo, Hardeep Singh Puri, nesta segunda-feira.

Puri anunciou em outubro passado que a Índia, terceiro maior consumidor de petróleo do mundo, usaria sua presidência do G20 para tentar estabelecer uma aliança internacional de biocombustíveis.

O foco em biocombustíveis também visa ajudar a transição da Índia para combustíveis alternativos e reduzir sua conta de importação, pois visa atingir sua meta de emissões líquidas zero de carbono até 2070.

"Muitos, muitos países estão interessados", disse Puri a repórteres em um evento da Semana de Energia da Índia na cidade de Bengaluru, no sul.

Os planos da Índia para estabelecer uma aliança de biocombustíveis espelham a Aliança Solar Internacional lançada por Nova Délhi e Paris em 2015, para trazer energia solar limpa e acessível ao alcance de todos.

A Índia importa cerca de 85% de suas necessidades de petróleo bruto, mas está gradualmente construindo capacidade para aumentar sua produção de biocombustíveis. O país planeja construir 12 biorrefinarias para produzir combustível a partir de itens como restos de colheita, resíduos vegetais e resíduos sólidos urbanos.

Puri disse que a proposta de aliança de biocombustíveis não se restringe apenas aos produtores e que qualquer país pode aderir.

"Pode ser para compartilhar experiências ou qualquer coisa... se sua pergunta é se (a aliança) está começando bem, minha resposta é excelente", disse Puri.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil e EUA farão anúncio sobre aproximação em transformação ecológica, diz Haddad
S&P e Nasdaq fecham nos menores níveis em várias semanas pressionados por Tesla e Alphabet
Dólar fecha no 2º maior valor do ano em mais um dia de pressão para emergentes
Ibovespa tem queda discreta com petroleiras atenuando pressão de Wall St
Taxas de juros futuros voltam a subir com alta do dólar e dos rendimentos dos Treasuries
Receita do setor de mineração do Brasil cresce 8% no 1º semestre