Minério de ferro tem sessão volátil conforme traders moderam otimismo com demanda da China

Publicado em 06/02/2023 08:31

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Cingapura caíram nesta segunda-feira para o nível mais baixo em quase três semanas, enquanto os preços em Dalian oscilaram, à medida que os traders reduziram seu otimismo sobre as perspectivas de demanda na China, maior produtora mundial de aço.

O contrato de referência do minério de ferro para março na Bolsa de Cingapura caiu 1,2%, para 123,40 dólares a tonelada. Mais cedo na sessão, chegou a atingir uma mínima desde 18 de janeiro, a 121,15 dólares, e na sexta-feira marcou sua primeira perda semanal neste ano.

Na Dalian Commodity Exchange da China, o contrato de maio mais ativo do ingrediente siderúrgico encerrou o comércio diurno com alta de 0,9%, a 853,50 iuanes (125,85 dólares) a tonelada, recuperando-se após atingir a mínima da sessão de 835 iuanes.

No mercado spot, o minério com teor de 62% de ferro com destino à China fechou em 126 dólares a tonelada, ante 127 no fechamento da sexta-feira, com base em dados da consultoria SteelHome.

"Esperamos testemunhar alguma queda imediata nos preços do minério de ferro esta semana, já que os fundamentos do lado da oferta e da demanda se afrouxam temporariamente", disse o diretor administrativo da Navigate Commodities, Atilla Widnell.

A demanda de aço na China ainda não aumentou após o feriado do Ano Novo Lunar --como indicado, em parte, pelo aumento dos estoques--, enquanto a taxa de produção melhorou marginalmente, disseram analistas.

A taxa de utilização da capacidade do alto-forno de 247 siderúrgicas em toda a China pesquisadas pela consultoria Mysteel estava em 84,32% em 2 de fevereiro, alta de 0,18 ponto percentual em relação a 27 de janeiro.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil e EUA farão anúncio sobre aproximação em transformação ecológica, diz Haddad
S&P e Nasdaq fecham nos menores níveis em várias semanas pressionados por Tesla e Alphabet
Dólar fecha no 2º maior valor do ano em mais um dia de pressão para emergentes
Ibovespa tem queda discreta com petroleiras atenuando pressão de Wall St
Taxas de juros futuros voltam a subir com alta do dólar e dos rendimentos dos Treasuries
Receita do setor de mineração do Brasil cresce 8% no 1º semestre