Preços ao produtor da zona do euro sobem mais do que o esperado em dezembro

Publicado em 03/02/2023 10:06

BRUXELAS (Reuters) - Os preços ao produtor da zona do euro desaceleraram em dezembro em relação ao ano anterior, mas ainda ficaram acima do esperado, mostraram dados nesta sexta-feira, em parte por causa dos bens de consumo duráveis mais caros.

Os preços nas portas das fábricas nos 19 países que usavam o euro em dezembro subiram 1,1% em relação ao mês anterior, para um aumento de 24,6% sobre o ano, desacelerando de 27% na comparação anual em novembro.

Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda mensal nos preços de 0,4% e uma desaceleração sobre o ano para 22,5%.

A energia mais cara ainda foi a principal causa por trás dos preços ao produtor mais altos, subindo 2,5% em relação ao mês anterior e 48,6% sobre o ano, já que a invasão russa da Ucrânia continua a criar problemas de abastecimento.

Sem o componente volátil de energia, os preços ao produtor caíram 0,1% na comparação mensal e aumentaram 12,3% no ano, desacelerando de 13,2% em novembro na comparação anual.

O único componente do índice que apresentou alta mensal e anual foram os preços dos bens de consumo duráveis, que subiram 0,4% em dezembro sobre o mês anterior e avançaram 9,7% sobre dezembro de 2021, ante uma alta de 9,5% em novembro.

Os preços ao produtor são um sinal inicial das tendências inflacionárias porque seus movimentos geralmente são transferidos para os consumidores finais. A inflação anual ao consumidor em janeiro desacelerou para 8,5%. O Banco Central Europeu quer manter a inflação em 2% e tem elevado os juros agressivamente para conter rapidamente o crescimento dos preços.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined